Ana Elisa Saggioro Garcia

Doutora em Relações Internacionais

Professora Adjunta do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Relações Internacionais pelo IRI/ PUC-Rio e mestre em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim (Alemanha). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Relações Internacionais (LIERI/UFRRJ). Pesquisadora colaboradora do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). Membro do conselho editorial do Socialist Register (Canadá). Vice-coordenadora da área temática de Economia Política Internacional da ABRI. Tem publicações em Economia Política Internacional, Teoria Critica, Gramsci, hegemonia, imperialismo, empresas multinacionais e relações Sul-Sul.

Ensino

IRI2135 – Economia Política Internacional

Orientação

Dissertação de mestrado

1. Daiane Kieszkowski. O papel das diretrizes ambientais internacionais privadas na política pública brasileira. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais: Resolução de Conflitos e Coop) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientadora).

2. Carlos Fernando Pinto Machado e Silva. Marxismo, liberalismo e desenvolvimentismo: qual melhor estratégia de gestão da Petrobras para o Brasil?. Início: 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Análise e Gestão de Políticas Internacionais: Resolução de Conflitos e Coop) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientadora).

3. Kaio Tavares Rodrigues. Política Externa e Participação Social: A construção de uma agenda contra-hegemônica de Segurança Alimentar e Nutricional da Política Externa Brasileira (2003-2014). Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Potifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientadora).

4. Rafaela Mello Rodrigues de Sá. Novo Banco de Desenvolvimento: entre a busca de autonomia do Sul e um protagonismo na arquitetura financeira internacional. Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Potifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora).

5. Gustavo Galvão Pedro. A financeirização no capitalismo contemporâneo e seus reflexos sobre o caso brasileiro. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3. Kaio Tavares Rodrigues. Política Externa e Participação Social: A construção de uma agenda contra-hegemônica de Segurança Alimentar e Nutricional da Política Externa Brasileira (2003-2014). Início: 2020. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Potifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientadora).

Tese de doutorado

1. Vítor de Souza Costa. Economia Política do Desenvolvimento Neoextrativista: Territorialidade e Controle Social no caso da UHE Belo Monte.. Início: 2021. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientadora).

Contato midiático

Economia Política Internacional, empresas multinacionais e relações Sul-Sul.