Equipe

Professores do Quadro Principal

Kai Michael Kenkel

Ph.D em Relações Internacionais
E-mail kenkel@puc-rio.br

Lattes

Possui graduação em Relações Internacionais pela Johns Hopkins University e mestrado e doutorado em Relações Internacionais pelo Institut Universitaire de Hautes Études Internationales, Genève. Publica nas áreas de operações de paz, intervenção humanitária, responsabilidade de proteger (R2P), relações cívico-militares e armas leves. Ensina e orienta na área da segurança internacional, com ênfase em questões de intervenção e operações de paz. É editor da revista Contexto Internacional.

Baixe o CV completo.


Projetos

2017 - Atual: Taking Stock of the Past to Shape the Future of Norm Studies

2016 - Atual: A ordem global e a agência normativa das potências emergentes: a contestação da definição de ?responsabilidade internacional?

2016 - Atual: Trilateral Workshop Series on New Directions in International Political Theory

2016 - Atual: The Graduation Dilemma in Foreign Policy: Brazil at a Watershed

 

Ensino

Graduação

IRI/PUC-Rio (2007-2015)

Conflitos Internacionais Contemporâneos

Conflitos Internacionais Contemporâneos II

Segurança Internacional

Estudos em Operações de Paz

Transformações em Operações de Paz


Pós-Graduação

IRI/PUC-Rio

Manutenção e Prevenção de Conflitos

Teoria e Prática em Conflitos Contemporâneos

Invervenção Humanitária

Política Internacional

Segurança Internacional

Metodologia em Relações Internacionais

Operações de Paz

 

Orientação

Áreas de orientação: Operações de Paz, Responsabilidade de Proteger, Intervenção, Segurança e Conflito Internacional, Alemanha. 

Dissertação de mestrado

1. Maria Isabela Rodriques Plá. Responsibility to Protect and its humanities: A critical analysis of discourses that claim universality. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2. Natasha Pinto da Costa. Uma análise da política externa cultural alemã pós-reunificação na relação com o Brasil. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado

1. Mikelli Marzzini Lucas Alves Ribeiro. Potências Emergentes e a Dinâmica Normativa na Política Internacional: a atuação de Brasil e China face à Responsabilidade de Proteger. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco. (Coorientador).

2. Beatriz Rodrigues Bessa Mattos. Mudanças Climáticas e Securitização: repensando o conceito e as práticas de segurança a partir do estudo de caso das Maldivas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3. Isabela de Andrade Gama. A Rússia como anti-preneur e/ou entrepreneur de normas1. Início: 2014. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

 

Contato midiático

Operações de Paz, Responsabilidade de Proteger, Intervenção, Segurança e Conflito Internacional, Alemanha, Violência, Armas leves.

 

Publicações



Projetos

Voltar