Curso Livre oferecido pela GlobalGRACE: “Repensando gênero: arte, política e masculinidades”

Data: A partir de Setembro

O GlobalGRACE oferecerá a partir de Setembro o curso “Repensando gênero: arte, política e masculinidades”. Este curso livre se propõe a abrir um espaço para a reflexão crítica acerca de expressões e diálogos interseccionais sobre masculinidades, como estruturante da ordem de gênero, especialmente no campo das artes, cultura e educação. Cada encontro será facilitado por professorxs, pesquisadorxs, ativistas e artistas que vão trabalhar perspectivas e incidências diversas no campo. O curso é voltado para todas as pessoas interessadas no assunto, em especial para educadorxs, artistas e produtorxs.

O curso tem uma carga horária de 15 horas, em formato presencial. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 18:30 às 21:30, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019. Datas de duração: 11/09; 25/09; 09/10; 13/11 e 11/12. Local: Sede da UNIperiferias - Rua Teixeira Ribeiro, 535, Nova Holanda - Maré.

Programação:

1º encontro - Por e para que falar de masculinidades?
Docente: Henrique Restier (Instituto de Estudos Sociais e Políticos/Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Data: 11/09/2019

2º encontro - Masculinidades extremas e discursos anti-gênero
Docente: Tatiana Moura (Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra e Promundo-Portugal)
Data: 25/09/2019

3º encontro - Masculinidades negras e pactos raciais
Docente: Luciano Ramos (Promundo-Brasil)
Data: 09/10/2019

4º encontro - Metodologias interseccionais e práticas artísticas
Docente: Andreza Jorge (Redes da Maré - Outra Maré é possível)
Data: 13/11/2019

5º encontro - Arte e metodologias de incidência
Docente: Max Willa Morais (Artista visual e pessoa pesquisadora associada à Rede Internacional de Periferias - UNIperiferias)
Data: 11/12/2019

SOBRE A UNIPERIFERIAS
A UNIperiferias é uma universidade internacional, livre e periférica, nascida e instalada fisicamente nas periferias do Rio de Janeiro. Dedica-se à formação de sujeitos, produção de conhecimentos e de ações que viabilizem e fortaleçam a democracia e as potências das periferias brasileiras e internacionais.

SOBRE GlobalGRACE
A iniciativa Culturas Globais de Equidade de Gênero (GlobalGRACE) é um programa de pesquisa de 51 meses de duração (2018-2021) financiado por Global Challenge Research Fund (GCRF/RCUK). A iniciativa mobiliza intervenções artísticas, curadorias e exibições públicas para pesquisar e possibilitar abordagens de gênero que contribuam para o bem-estar internacionalmente. Liderada por uma equipe de pesquisadoras/es de Goldsmiths, Universidade de Londres, a iniciativa é conduzida por acadêmicas/os e integrantes de Organizações Não Governamentais de Bangladesh, Brasil, México, Filipinas, África do Sul e Reino Unido.

No Brasil, o IRI/PUC-Rio é uma das três instituições parceiras do projeto GlobalGRACE.

Se inscreva no curso aqui: https://forms.gle/CQiK13iwuMdo2kGU8