"Gênero e Covid-19: Desigualdades e Desafios", com Anne Wilians, Debora Diniz, Paula Drumond e Johanna Brismar Skoog

Data: 02 de junho

Dia 02/06, às 19hs, a série Corona360 realizará mais um evento virtual, que tratará do tema "Gênero e Covid-19: Desigualdades e Desafios" com a presença de  Anne Wilians (Instituto Nelson Wilians), Debora Diniz (UnB), Paula Drumond (IRI/PUC-Rio) e  Johanna Brismar Skoog (Embaixadora da Suécia no Brasil)

Inscrições e mais informações por aqui

Debora Diniz é antropóloga de formação e professora de direito na Universidade de Brasília (UnB). É fundadora da ONG feminista Anis – Instituto de Bioética, que atua com pesquisa, comunicação e litígio estratégico em defesa de direitos de mulheres e outras minorias. Atualmente, é Diretora Adjunta da International Planned Parenthood Federation/Western Hemisphere Region (IPPF/WRH) e professora visitante na Brown University Center for Latin American and Caribbean Studies (CLACS/Brown). Parte de suas reflexões sobre a pandemia de Covid-19 podem ser encontradas nas contas de Instagram Relicário (@reliquia.rum) e Women in Times of Pandemic (@womenintimes).

Anne Wilians é advogada e presidente do Instituto Nelson Wilians. É uma das idealizadoras do Justiceiras, projeto que recebe, por mensagens telefônicas, denúncias de violência contra a mulher desde o início da pandemia.

Johanna Brismar Skoog é diplomata de carreira e está radicada em Brasília desde setembro de 2019. Ela trabalha no Ministério das Relações Exteriores da Suécia desde 1987. Dentre seus cargos anteriores, incluem: Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Suécia na Indonésia, Timor Leste e ASEAN (2014-2018); Chefe de Chancelaria na Representação Permanente da Suécia na União Europeia (2011-2013); Chefe de Seção para Relações com o Parlamento Europeu e Relações Interinstitucionais na Representação Permanente da Suécia na União Europeia (2007-2011); Vice-Diretora Geral, Chefe do Departamento de Cooperação Multilateral para o Desenvolvimento, MRE Suécia (2005-2007); Conselheira, Seção das Nações Unidas, Departamento de Desevolvimento Global, MRE Suécia (2004-2005). A sua carreira no Ministério está centrada principalmente nos campos dos assuntos multilaterais, promoção, desenvolvimento e dos direitos humanos. A esse respeito, a Sra. Brismar Skoog trabalhou duas vezes na ONU, na última ocasião como Consultora Sênior, Escritório do Representante Especial da Secretaria-Geral para crianças e conflitos armados, Secretaria-Geral da ONU, Nova York (2018-2019). Igualmente, foi membro do Conselho do Plan International da Suécia por oito anos, organização focada no desenvolvimento e nos direitos das crianças. Ela possui MBA pela Universidade de Lund na Suécia, é casada e tem três filhos.

Paula Drumond é professora do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio), onde também atua como pesquisadora e coordenadora adjunta do Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM). Paula é membro da rede acadêmica da organização Women’s International League for Peace and Freedom (WILPF) e associada ao The Gender Centre, em Genebra. É doutora em Relações Internacionais pelo Graduate Institute of International and Development Studies, Suíça, e mestre em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio. Em maio de 2020, foi contemplada com o prêmio Early Career Prize pelo periódico International Affairs. Sua linha de pesquisa e publicações concentram-se na área de gênero, paz e segurança.

Moderação:

Roberta Salomone é jornalista da GloboNews e já trabalhou nos principais veículos de comunicação do país. Tem Pós Graduação em Comunicação, MBA em Marketing, especialização em Digital Media Marketing (NYU) e é mestranda do MAPI. Em 2018, foi indicada ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo com o programa “Os Filhos da Maria da Penha”, sobre os filhos das vítimas da violência doméstica no Brasil.