"Olhares do front: conversa com um fotógrafo de guerra e correspondentes", com Jonathan Alpeyrie, Thomas Fischermann, Vivian Oswald e Leila Sterenberg

Data: 11 de junho

Dia 11/06, às 15hs, a série Corona360 realizará mais um evento virtual, que tratará do tema "Olhares do front: conversa com um fotógrafo de guerra e correspondentes" com a presença de  Jonathan Alpeyrie (Fotógrafo, Polaris Images), Thomas Fischermann (Correspondente, O Globo, Época, Valor Econômico e Rádio France International) Vivian Oswald (Correspondente, Jornal Die Zeit) e Leila Sterenberg (GloboNews).

Inscrições e mais informações por aqui

Nascido em Paris em 1979, Jonathan Alpeyrie se mudou para os Estados Unidos em 1993. Graduado pela Lycée Français de New York em 1998, foi estudar história medievel na University of Chicago, formando-sem em 2003. Alpeyrie iniciu sua carrera fotografando para jornais locais de Chicago durante sua graduação. Ele fotografou seu primeiro essay em 2001, enquanro viajava para South Caucasus. Após se forma, viajou para o Congo e trabalhou em diversos veículos, até ser notado pela Getty Images, assinando um contrato com eles em 2004. Em 2009, Jonathan virou fotógrafo Polaris images e da SIPA press. Alpeyrie trabalhou como freelancer para diversas publicações e websites, como Sunday Times, Le Figaro magazine, ELLE, American Photo, Glamour, Aftenposten, Le Monde, BBC, e hoje é fotógrafo da Polaris Images, com quem assinou contrato em Fev.2010. A carreira de Jonathan Alpeyrie ultrapassa mais de uma década, e o levou a 25 países, cobrindo 13 zonas de conflitos no Oriente Médio e Norte da África, e South Caucasus, Europa, América do Norte e Ásia Central. Um livro sobre a WWII está dentro de seus trabalhos futuros. Alpeyrie publicou um livro com Simon e Schuster em Outubro 2017. Alpeyrie já publicou em revistas como: Paris Match, Aftenposten, Times (Europe), Newsweek, Wine Spectator, Boston Globe, Glamour, BBC, VSD, Le Monde, Newsweek, Popular Photography, Vanity Fair, La Stampa, CNN, and Bild Zeit, ELLE magazine, Der Speigel, Le Figaro, Marie Claire, The Guardian, Bild, The Atlantic..

Thomas Fischermann, *1969, é um correspondente e editor para o jornal Die Zeit, da Alemanha. Ele foi correspondente no América do Sul entre 2012 e 2019, e, hoje, divida seu tempo entre Rio de Janeiro e Hamburgo. O último livro do Thomas é “Der letzte Herr des Waldes” (o ultimo dono da floresta) do 2018, escrito junto com Madarejúwa Tenharim, e trata da questão indígena na Amazonia.

Correspondente internacional por mais de dez anos, Vivian Oswald escreve para O Globo, Época, Valor Economico e Rádio France Internacional. Viveu em Bruxelas, Moscou, Pequim e Londres, agora pela segunda vez. É autora do livro “Com vista para o Kremlin: a vida na Rússia pós-soviética”. Cobriu de reunião do FMI, Brics, g20, Cop21, viagens de presidentes braseiros de FHC até o atual, copa do mundo na Rússia. Expansão da UE (entrada de 12 novos países e referendos) e encolhimento da UE com Brexit.

Moderadora:  Leila Sterenberg (GloboNews)

Leila Sterenberg é jornalista e trabalha desde 2000 na GloboNews, como repórter especial e apresentadora. Esteve à frente de vários projetos especiais, como a série de reportagens na Namíbia em 2014, com destaque para a que tratou do primeiro genocídio do século XX. Em 2016, coproduziu e dirigiu para o Philos.TV o documentário “Cartas da Bessarábia”, uma reflexão sobre nacionalidade e identidade, a partir de suas origens familiares. Foi idealizadora e âncora do programa Clube dos Correspondentes e realiza entrevistas com personalidades internacionais. Formada em jornalismo na UFRJ, conclui no momento o MBA em Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas.