"Gênero e Covid-19: desigualdades e desafios", com Thayná Yaredy, Katia Maia, Anne Wiliams, Joahanna Brismar Skoog e Paula Drumond

Data: 23 de junho

Dia 23/06, às 17hs, a série Corona360 realizará mais um evento virtual, que tratará do tema "Gênero e Covid-19: desigualdades e desafios" com a presença de  Thayná Yaredy (Advogada e assessora de projetos Conectas), Katia Maia (Diretora OXFAM Brasil), Anne Wiliams (Advogada e idealizadora Projeto Justiceiras), Joahanna Brismar Skoog (Embaixadora da Suécia no Brasil) e Paula Drumond (IRI/PUC-Rio).

Inscrições e mais informações por aqui

Thayná Yaredy é advogada com pós graduação em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra e mestranda em Ciências Humanas e Sociais (Universidade Federal do ABC/UFABC). É assessora de projetos da Conectas e colaboradora dos coletivos Me Representa e TretAqui.

Katia Maia (Diretora OXFAM Brasil)

Anne Wilians é advogada e presidente do Instituto Nelson Wilians. É uma das idealizadoras do Justiceiras, projeto que recebe, por mensagens telefônicas, denúncias de violência contra a mulher desde o início da pandemia.

Johanna Brismar Skoog é diplomata de carreira e está radicada em Brasília desde setembro de 2019. Ela trabalha no Ministério das Relações Exteriores da Suécia desde 1987. Dentre seus cargos anteriores, incluem: Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da Suécia na Indonésia, Timor Leste e ASEAN (2014-2018); Chefe de Chancelaria na Representação Permanente da Suécia na União Europeia (2011-2013); Chefe de Seção para Relações com o Parlamento Europeu e Relações Interinstitucionais na Representação Permanente da Suécia na União Europeia (2007-2011); Vice-Diretora Geral, Chefe do Departamento de Cooperação Multilateral para o Desenvolvimento, MRE Suécia (2005-2007); Conselheira, Seção das Nações Unidas, Departamento de Desevolvimento Global, MRE Suécia (2004-2005). A sua carreira no Ministério está centrada principalmente nos campos dos assuntos multilaterais, promoção, desenvolvimento e dos direitos humanos. A esse respeito, a Sra. Brismar Skoog trabalhou duas vezes na ONU, na última ocasião como Consultora Sênior, Escritório do Representante Especial da Secretaria-Geral para crianças e conflitos armados, Secretaria-Geral da ONU, Nova York (2018-2019). Igualmente, foi membro do Conselho do Plan International da Suécia por oito anos, organização focada no desenvolvimento e nos direitos das crianças. Ela possui MBA pela Universidade de Lund na Suécia, é casada e tem três filhos.

Paula Drumond é professora do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio), onde também atua como pesquisadora e coordenadora adjunta do Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM). Paula é membro da rede acadêmica da organização Women’s International League for Peace and Freedom (WILPF) e associada ao The Gender Centre, em Genebra. É doutora em Relações Internacionais pelo Graduate Institute of International and Development Studies, Suíça, e mestre em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio. Em maio de 2020, foi contemplada com o prêmio Early Career Prize pelo periódico International Affairs. Sua linha de pesquisa e publicações concentram-se na área de gênero, paz e segurança.