Bolsas e Estágios

Ao longo da graduação, o aluno tem diversas oportunidades para o aprofundamento de seus conhecimentos no campo das Relações Internacionais, bem como para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à pesquisa científica, à gestão de projetos e à prática profissional. Saiba mais sobre alguns dos programas e oportunidades que você poderá encontrar no IRI:

Centro de Estudos e Pesquisas BRICS/BRICS Policy Center:

O BRICS Policy Center / Centro de Estudos e Pesquisas BRICS é uma iniciativa conjunta da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) dedicado ao estudo dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul). O Centro é administrado pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio.

O Centro possui oportunidades de estágio para alunos da graduação do IRI em diversas áreas. Mais informações podem ser obtidas no site do BRICS Policy Center.

Monitorias

Monitores são alunos de graduação da Universidade contratados como estagiários para desenvolver atividades auxiliares de ensino e pesquisa, sob a supervisão direta de um professor da Universidade. As oportunidades de monitoria em disciplinas da graduação são divulgadas no início do semestre letivo. 

Bolsas de Pesquisa

A PUC-Rio conta com diversas bolsas para alunos que tenham interesse em desenvolver atividades de pesquisa científica.

PIBIC

O Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq é um programa do CNPq que visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, através de sua participação em projetos de pesquisa.

De acordo com as diretrizes do CNPq, o PIBIC deve ser encarado como um incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação. Neste sentido, deve ser distinguido de outros tipos de estágios e trabalhos, que têm sua tônica na formação profissional.

Mais informações podem ser obtidas no site do PIBIC.

Programa de Educação Tutorial/ Tutoria Ensino e Pesquisa da PUC-Rio

O PET é um programa financiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu) cujo objetivo é promover a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação que o integram, de modo a estimular a melhoria do ensino de graduação e oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, que qualifique seus participantes para atuação acadêmica e/ou profissional futuras. 

Para tanto, os integrantes do PET desenvolvem, individual e coletivamente, um conjunto de atividades de estudo, pesquisa e exposição de conteúdos científicos. A dedicação a tais atividades é financiada pelo recebimento de uma bolsa mensal, cujo valor atual é de R$ 400,00 (quatrocentos reais), enquanto o bolsista permanecer no Programa.

O PET/IRI, intitulado 'BRASIL GLOBAL': DESAFIOS DA INSERÇÃO INTERNACIONAL BRASILEIRA EM UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO, tem como objetivo formar alunos com capacidade crítica para análise de temas e problemas centrais ao processo de inserção internacional do Brasil. Visa contribuir para implementação e consolidação de novos métodos de ensino e aprendizagem vinculados ao programa de desenvolvimento curricular do IRI. Serão desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos eixos prioritários: a) Instituições e Governança – participação brasileira na nova arquitetura do sistema internacional, 2) Desenvolvimento e Cooperação – agenda de desenvolvimento internacional brasileira, sobretudo, nas estratégias de cooperação Sul-Sul e 3) Plataforma de Direitos e Temas Sociais – ênfase para posição brasileira sobre direitos humanos, direito humanitário e temática migratória.

A formação pedagógica dos bolsistas está estruturada em atividades de formação básica, realização de pesquisas, monitorias e grupos de orientação, atividades profissionalizantes com especialistas, divulgação de produtos desenvolvidos pelos bolsistas. Espera-se que o grupo articule espaço de produção coletiva, assegurando capacitação que garanta melhor aproveitamento do currículo por parte dos bolsistas e dos alunos agregados, além de fomentar a elaboração de recursos e produtos relativos a temas centrais da agenda internacional brasileira para consulta do público acadêmico e não acadêmico.

Visite o blog do PET/TEPP - www.iripet.wordpress.com

 

Outras bolsas

Os professores do IRI desenvolvem uma série de projetos de pesquisa que contam com bolsas de iniciação científica e de apoio técnico. A seleção dos bolsistas acontece ao longo de todo o ano acadêmico e as bolsas têm, normalmente, duração de um ano, podendo ser renovadas por igual período.

Oportunidades

Os alunos de graduação podem, ainda, encontrar oportunidades de estágio em diversas instituições que atuam na área internacional na cidade do Rio de Janeiro. Nossos alunos realizam estágios em organizações não governamentais e instituições do setor privado e público. Informações sobre vagas e oportunidades de mercado podem ser encontradas, por exemplo, no link Centro de Integração Empresa Escola.