Estrutura Curricular
A Graduação em Relações Internacionais (RI) da PUC foi criada em 2003 e reflete a experiência acumulada pelo instituto desde sua fundação em 1979. O projeto pedagógico da graduação combina três dimensões:
1. Articulação entre teoria, metodologia e prática profissional, oferecendo ao aluno formação geral e teórica consistentes e, ao mesmo tempo, capacidade de identificação e proposição de soluções para problemas das Relações Internacionais contemporâneas.
2. Flexibilização curricular: o currículo de RI concentra grande parcela de sua carga-horária em disciplinas optativas ou de conteúdo variável, permitindo ao aluno concentrar sua formação em torno dos temas de seu interesse. As disciplinas são organizadas em seis grupos:
- Estudos de Área: estudo das diversas regiões do Sistema Internacional.
- Temas de Relações Internacionais: tópicos da agenda internacional como: segurança, desenvolvimento, comércio, direitos humanos, meio ambiente, ajuda humanitária, etc.
- Estudos Avançados: análise aprofundada de problemas contemporâneos das RI.
- Prática Profissional: desenvolvimento de habilidades e competências específicas para a prática das relações internacionais.
- Eletivas Livres: disciplinas escolhidas pelo aluno, entre todas oferecidas na PUC-Rio.
- Seminários de Relações Internacionais: conteúdos não previstos na grade curricular, tratados em conferências, palestras, oficinas, mini-cursos e similares.
3. Definição de áreas de especialização para a prática profissional no campo das RI
Os alunos escolhem as áreas de especialização em que irão cursar as optativas de prática profissional e desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso. A Graduação conta com as seguintes áreas:
- Cooperação Internacional e Desenvolvimento;
- Comércio Internacional;
- Conflitos Internacionais;
- Pesquisa Científica.