Prêmio Gerson Moura

O Prêmio é uma homenagem ao Profo Gerson Moura, pioneiro na área de Relações Internacionais no país e um dos fundadores do IRI. O Prêmio, iniciado em 2007, é concedido anualmente a melhor monografia apresentado pelos alunos de graduação do IRI/PUC-Rio.

Professor Gerson Moura

O Professor Gerson Moura foi um dos fundadores do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Nascido em 1939, historiador por formação e vocação, Gerson Moura obteve seu mestrado pelo IUPERJ e doutorado pelo University College of London.

Gerson Moura, além de notável professor, admirado pelos diversos alunos que cruzaram seu caminho, foi também criterioso pesquisador e pioneiro dos estudos sobre a história da política externa brasileira. Publicou diversas obras que se tornaram ao longo das décadas referências obrigatórias para aqueles que desejam entender melhor as relações do Brasil com o mundo, sobretudo no período que se estende entre as décadas de 30 e 50. Dentre os livros de Gerson Moura destacam-se “Autonomia na Dependência: a política externa brasileira de 1935 a 1942”, publicado pela Editora Nova Fronteira; “Tio Sam chega ao Brasil” de 1984 e “A Campanha do Petróleo” de 1986, os dois últimos lançados pela Editora Brasiliense.

Em homenagem à trajetória exemplar, embora por demais curta, do professor e ao papel central que ele desenvolveu na emergência e consolidação da área de Relações Internacionais no Brasil e na PUC-Rio, o IRI lançou, no âmbito das comemorações de 20 anos de existência do Instituto, o Prêmio Gerson Moura. Anualmente, é escolhido por uma banca avaliadora o melhor trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito final para a obtenção do grau de Bacharel em Relações Internacionais.  O premiado recebe uma quantia em dinheiro e o direito à publicação de artigo na Revista Cadernos de Relações
Internacionais.

Premiados:

2009 – Ana Clara Salles Abreu de Paiva, com a monografia “Cem Anos de Hierarquia: a Reificação de Identidades no Processo de Migração Nipo-Brasileira”.
Profa. Orientadora: Ana Carolina Delgado

2010 – João Reynaldo Sanchez Ramos de Sousa, com a monografia “Recosturando o Conceito de Cidade Global: o caso de São Paulo.”
Profa. Orientadora: Carolina Moulin

2011 - Mariana Abi Saab Arrieche, com a monografia “O Discurso do Presidente Chávez: Formador da Identidade e de Políticas Chavistas a partir de narrativas espaço-temporais".
Profa. Orientadora: Mônica Herz