Liga de Estudos Ásia-Pacífico (LEAP)

A Liga de Estudos Ásia-Pacífico (LEAP), é um projeto extracurricular idealizado e desenvolvido por alunos do curso de graduação de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mas que se propõe a ser multidisciplinar, permitindo, desta forma, uma contribuição interdepartamental da Universidade.

Por meio de atividades extracurriculares de pesquisa, a Liga de Estudos Ásia-Pacífico (LEAP) busca explorar e aprofundar conhecimentos sobre questões de cooperação, conflito, política e cultura dos países da Ásia-Pacífico. A atuação da LEAP não se pauta somente em encontros de leitura, mas também tem o objetivo de desenvolver artigos científicos semestrais e análises de conjuntura mensais (através do Radar Ásia-Pacífico), com o devido apoio e orientações dos professores associados, sem que o espírito de autonomia e iniciativa dos alunos se perca. Além disso, disseminar também informações, por meio das redes sociais, sobre a região e suas questões.

A LEAP propõe uma reflexão sobre os países da Ásia Setentrional, Sudeste Asiático, Ásia Central e Ásia Meridional, privilegiando, portanto, uma reflexão sobre as suas agendas políticas, econômicas, sociais e culturais. No entanto, é importante frisar que a interação do Brasil com esses países, as interações entre blocos (MERCOSUL – ASEAN, por exemplo), e as respectivas relações entre os próprios países da região, também é um importante objeto de estudo da LEAP.

Objetivo Geral

Tem por objetivo principal aprofundar a contribuição do Corpo Discente da PUC-Rio, numa agenda de pesquisa crítica dos Estudos Asiáticos no Brasil. Bem como organizar e desenvolver atividades extracurriculares que possam servir para complementar a formação acadêmica dos alunos participantes através de ações de pesquisa e educação continuada

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho são partes constituintes da gestão da Liga de Estudos Ásia-Pacífico, divididos em: Educação Continuada, Pesquisa, e Comunicação.

Pesquisa

O grupo de trabalho de Pesquisa fica à frente do material a ser produzido. Artigos científicos, conteúdo para as publicações, focos e escopo de pesquisa do grupo e a escolha dos textos.

Educação Continuada

O intuito do grupo de trabalho de Educação Continuada tem como objetivo promover palestras, seminários e minicursos para os ligantes e, periodicamente, para o público geral. A finalidade é que estes sejam ministrados por especialistas sobre a região e questões afins, sendo estes tanto da própria Pontifícia Universidade Católica, como de outras instituições, ligas e grupos de pesquisa que façam sentido para a LEAP.

Comunicação

Os integrantes do grupo de trabalho de comunicação são responsáveis pela administração das redes sociais e dos contatos da liga. Este grupo deve se preocupar tanto com a comunicação entre os ligantes, quanto com o público externo. Divulgam os trabalhos produzidos, além de manter uma identidade visual. Além disso, são os responsáveis por manter a agenda da liga, marcando as reuniões e relembrando os membros, além de informar ao grupo de extensão qual a disponibilidade dos ligantes e da universidade, caso presencial, para a realização dos eventos

Produtos

RADAR ÁSIA-PACÍFICO
Dezembro 2022
v.1 n.1

RADAR ÁSIA-PACÍFICO
Janeiro 2023
v.2 n.1

Siga as redes sociais!

Professores Orientadores