Global Solutions

Este ano a cidade de Berlim foi palco para uma jovem e promissora Conferência Internacional. Ela leva o nome de “Global Solutions Summit”. Sua tradução indica que seu objetivo principal é pensar em soluções para problemas globais. A palavra-chave que representa o que a conferência buscava é “recoupling”, ou “reconexão”, isto porque foi observado que ao longo dos anos buscava-se separar os fatores econômicos dos sociais quando se pensava em desenvolvimento, e a proposta é justamente reconectar estas duas variáveis e compreender que são interdependentes.

Em 2018, a fim de ter um caráter propositivo, mais de 40 painéis de variados temas que passeiam pela agenda internacional foram debatidos entre grandes pensadores na conferência. As rodas de discussão foram compostas por acadêmicos, técnicos e burocratas de campo, ou seja, aqueles que atuam na implementação de políticas públicas. Além disso os painéis sempre reservavam um tempo significativo para dialogar com a audiência, que era composta de cerca de mil pessoas de mais de 80 países.

Heloisa Gama, aluna do terceiro semestre do MAPI foi selecionada, dentre mais de 2.000 pessoas de mais de 160 países, para compor uma delegação de 120 jovens (Young Global Changers – YGC) engajados e dispostos a pensar em soluções para os problemas globais que até hoje não conseguem ser solucionados. Heloisa levantou o debate do tráfico de pessoas contemporâneo em um ambiente que discutia, em termos de migração, apenas a problemática do refúgio.

Um dos pontos altos da conferência foi a confecção e distribuição do relatório “20 Solutions Proposals for the G20”, que foi entregue ao Chanceler para assuntos Econômicos da Alemanha e para o Ministro Federal para Assuntos Especiais, que estarão no próximo encontro do G20 em Buenos Aires. A promessa que ambos fizeram foi de levar estas proposições às mesas de debate.

Alguns dos principais nomes que participaram da Global Solutions Summit: Angela Merkel, Heiko Maas, Olaf Scholz, Svenja Schulze, Ann Mettler, Nara Monkam, Irene Natividad, Edmund Strother Phelps, Julia Pomares, George Akerlof, Jeffrey Sachs, Joseph Stiglitz, Arif Houssein, Pascal Lamy, Naoyuki Yoshino e Dennis Snower.

Depoimento de Heloisa Gama, aluna do MAPI.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2020 MAPI - IRI | PUC Rio
Top
Siga-nos: