• A pandemia não deve ser tratada como guerra, mas sim como uma crise humanitária, tal como Débora Diniz propôs em debate em Princeton.

  • A consideração da pandemia como crise humanitária expõe a desigualdade e traz as pessoas mais vulneráveis para o centro da resposta (populações de baixa renda, trabalhadores informais, MEIs). Nesse caso, a resposta é desenhada a partir de dois eixos:

    • Saúde pública: a crise depende das respostas em saúde pública e só acaba no momento em que houver tratamentos eficazes ou a adoção de uma vacina a nível global. Nesse contexto, a comunidade científica, vem mostrando grande engajamento e esforço colaborativo para encontrar uma solução global.

    • Proteção social: a crise expõe a necessidade de criação de programas de renda básica ou renda mínima e fortalecer as redes de proteção social. Ações emergenciais nessa direção foram adotadas em distintos países como EUA ou Espanha.

  • Todas as economias do planeta vão sofrer brutalmente e a resposta deveria ser coordenada.

Mais da série Corona360

pandemia COVID-19 vem ceifando milhares de vidas e deixando um rastro de destruição de escala global. Diante desse quadro, proliferaram comparações criadas por aqueles que buscavam compreender os efeitos da pandemia e desenhar estratégias de resposta. Do ponto de vista da saúde pública, a pandemia foi muitas vezes comparada à febre espanhola de 1918. Quando olhada pelas lentes de seus efeitos econômicos, foi comparada à crise financeira de 2008 e para alguns à crise de 1929. Finalmente, quando observada sob a perspectiva da política internacional, a pandemia foi comparada ao fim da Guerra-Fria. Embora indiquem nossa perplexidade, as comparações pouco nos ajudam a compreender a natureza, a escala ou as múltiplas dimensões das transformações que estamos vivendo.

Veja a programação completa.

No momento em que estamos praticando o distanciamento ou isolamento social, a comunidade do MAPI/IRI (PUC-Rio) se reuniu para organizar uma série de conversas com especialistas, operadores de políticas e tomadores de decisão para nos ajudar a compreender os efeitos da pandemia em suas mais diversas dimensões. Essa é a série Corona 360.

Confira a programação completa da série e outras conversas com especialistas, operadores de políticas e tomadores de decisão para nos ajudar a compreender os efeitos da pandemia em suas mais diversas dimensões. Acompanhe no Twitter com #corona360

Logo-corona360-02

© 2020 MAPI - IRI | PUC Rio
Top
Siga-nos: