A resposta internacional ao COVID19 se deu nos marcos do Regulamento Sanitário Internacional. Essa resposta foi fragilizada pelo (i) subfinanciamento da Organização Mundial da Saúde (OMS); (ii) subfinanciamento e ataques aos quadros técnico-científicos dos Estados; e, (iii) enfraquecimento da agenda dos sistemas universais de saúde. A despeito de um contexto pouco favorável e de suas fragilidades, a atuação da OMS contribuiu para a resposta internacional através:

A capacidade de resposta da OMS demonstra que a organização não está à beira de seu ocaso, mas não necessariamente sairá fortalecida da crise. A Organização sofre pressões, de um lado de governos nacionalistas e populistas que buscam enfraquecê-la e, de outro, dos defensores da cobertura universal em saúde (a exemplo do Banco Mundial, cuja importância nesse campo é crescente) que pode conduzir ao esvaziamento da agenda dos sistemas universais de saúde.

Equipe Corona360.

Pandemia: Ocaso ou Refundação das Organizações Internacionais? – Deisy Ventura (USP)

Professora Deisy Ventura, Prof. Titular de Ética da Faculdade de Saúde Pública – USP, foi a primeira convidada da série Corona360.

Mais da série Corona360

pandemia COVID-19 vem ceifando milhares de vidas e deixando um rastro de destruição de escala global. Diante desse quadro, proliferaram comparações criadas por aqueles que buscavam compreender os efeitos da pandemia e desenhar estratégias de resposta. Do ponto de vista da saúde pública, a pandemia foi muitas vezes comparada à febre espanhola de 1918. Quando olhada pelas lentes de seus efeitos econômicos, foi comparada à crise financeira de 2008 e para alguns à crise de 1929. Finalmente, quando observada sob a perspectiva da política internacional, a pandemia foi comparada ao fim da Guerra-Fria. Embora indiquem nossa perplexidade, as comparações pouco nos ajudam a compreender a natureza, a escala ou as múltiplas dimensões das transformações que estamos vivendo.

Veja a programação completa.

No momento em que estamos praticando o distanciamento ou isolamento social, a comunidade do MAPI/IRI (PUC-Rio) se reuniu para organizar uma série de conversas com especialistas, operadores de políticas e tomadores de decisão para nos ajudar a compreender os efeitos da pandemia em suas mais diversas dimensões. Essa é a série Corona 360.

Confira a programação completa da série e outras conversas com especialistas, operadores de políticas e tomadores de decisão para nos ajudar a compreender os efeitos da pandemia em suas mais diversas dimensões. Acompanhe no Twitter com #corona360

Logo-corona360-02

© 2020 MAPI - IRI | PUC Rio
Top
Siga-nos: