Policy Center


O BRICS Policy Center é um dos parceiros do MAPI na realização da prática profissional.

O BRICS Policy Center (BPC) / Centro de Estudos e Pesquisas BRICS é uma iniciativa conjunta da Cidade do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O Centro é dedicado ao estudo dos países BRICS (Brasil, Rússia, India, China e Africa do Sul) e outros poderes emergentes.

Fundado no Rio de Janeiro, o BPC alenta vínculos cooperativos e a troca de informações entre instituições de pesquisa dos países BRICS. Desde a sua fundação, o BPC expande sua rede de parcerias e cooperação institucional com outros Think Tanks e organizações de pesquisa no Brasil e no exterior.

O BPC produz pesquisas na forma de artigos, policy briefs, monitores, livros e indicadores, todos disponíveis no site (www.bricspolicycenter.org). Entre os principais temas e linhas de pesquisa, estão:

• Política Internacional e a Agenda Multilateral;
• Segurança Internacional e Resolução de Conflitos;
• Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Comércio e Investimentos
• Mudanças Climáticas e a Agenda do Ambiental;
• Sistemas de Inovação e Governança do Desenvolvimento;
• Desenvolvimento Urbano.

Os projetos de pesquisa são coordenados por pesquisadores do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI), que contam com a assistência de estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos) e estagiários (graduandos) da PUC-Rio.

O BPC promove regularmente colóquios, conferências e workshops – abertos ao público em geral – dos quais participam pesquisadores de outras instituições e formuladores de políticas públicas, tanto brasileiros como estrangeiros.

Em 2016, o BPC foi escolhido pelo terceiro consecutivo ano entre os melhores dez Think Tanks associados à universidades e entre os “melhores programas transdisciplinares de pesquisa em um Think Tank”. A categoria de melhores Think Tanks associados à universidades é dominado pelo eixo norte-americano e britânico. Entre os melhores dez, o BRICS Policy Center é o único Think Tank de fora desses países, por isso é o primeiro centro brasileiro e latino-americano nessa categoria. A classificação aparece no relatório “Global Go To Think Tank Index Report” – uma iniciativa da Universidade da Pensilvânia (EUA). O relatório é considerado um dos mais completos do mundo e examinou 6.681 Think Tanks de todas partes do mundo.