Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center!
Temos 1 (uma) vaga aberta para estudantes da graduação em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais PUC-Rio (IRI/PUC-Rio).
As inscrições estão abertas a partir de hoje, dia 19/04, até sexta-feira que vem, dia 26/04/2024. Envie seu currículo e carta de motivação para o e-mail plataformasocioambiental@bricspolicycenter.org com o título “Seleção Estágio Graduação Plataforma Socioambiental“.
Antes de se inscrever, leia o edital da vaga, disponível no link abaixo:
Seleção extraordinária à graduação do IRI/PUC-Rio as vagas para projetos PIBIC 2024/2025. As inscrições devem ser feitas por e-mail até o dia 24 de abril de 2024.
Os interessados devem encaminhar histórico escolar, carta de motivação e curriculum vitae para o e-mail abaixo até a data limite.
A PUC-Rio, através do Instituto de Relações Internacionais e de sua Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), convida para o Programa Acadêmico “Conflict Transformation across Borders” (Transformação de Conflitos através das Fronteiras) 2024. O curso será realizado virtualmente em colaboração com a Universidade de Massachusetts-Boston, FLACSO Equador, Universidade Nacional da Costa Rica e Universidade CLAEH do Uruguai, entre 03 e 21 de junho de 2024.
Liderado por um grupo internacional de estudiosos e profissionais no campo de estudos de paz e conflitos no Equador, Estados Unidos, Brasil, Costa Rica e Uruguai, o curso virtual é projetado para equipar os participantes com ferramentas práticas, conhecimento e conexões, com o objetivo de entender as complexidades dos conflitos dentro e fora das regiões fronteiriças; bem como os tipos de intervenção que podem ser empregadas para transformar esses conflitos pacificamente. Os participantes poderão interagir com uma variedade de especialistas e profissionais no campo da transformação pacífica de conflitos, construção da paz, refúgio e questões fronteiriças.
Alguns dos tópicos abordados incluem:
• migração forçada e conflitos em comunidades receptoras de migrantes; • desarmamento, desmobilização e reintegração de ex-combatentes; • a mediação com grupos criminosos; • o trabalho da comissão da verdade da Colômbia com a população colombiana exilada; • os processos de paz na Colômbia e no Equador-Peru; • gênero, violência e peacebuilding.
Além disso, serão realizadas oficinas sobre os seguintes temas:
• análise de conflitos; • negociação; • mediação; • elaboração de propostas de projetos.
As inscrições vão até 17 de maio. Saiba mais e inscreva-se no site da Educação Continuada PUC-Rio!
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio torna público o Edital de seleção para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, conforme Edital CAPES Nº 6/2024.
Este edital visa à concessão de 01 (uma) bolsa de doutorado sanduíche no exterior, com início de vigência em setembro, outubro ou novembro de 2024. A duração da bolsa é de, no mínimo, três meses e de no máximo, seis meses.
Ressalta-se que o prazo para o financiamento total do doutorado não poderá ultrapassar os 48 (quarenta e oito) meses. O bolsista deverá retornar ao Brasil com antecedência de, pelo menos, 6 (seis) meses, impreterivelmente, para os preparativos da defesa do seu trabalho final.
Os documentos listados no edital abaixo devem ser enviados para pgiri@puc-rio.br até o dia 15 de abril de 2024.
Estão abertas à graduação do IRI/PUC-Rio as vagas para projetos PIBIC 2024/2025. As inscrições devem ser feitas via formulário até o dia 12 de abril de 2024.
O cronograma do processo seletivo obedecerá o seguinte calendário:
Divulgação e recebimento de inscrições: 03 a 12 de abril Seleção pelos professores: 15 a 26 de abril Divulgação de resultados: 26 a 30 de abril Confirmação de vagas: a partir de 31 de agosto Vigência da bolsa: setembro de 2024 a agosto de 2025
Os projetos com vagas abertas são:
Projetos
Vagas
Orientadoras
Tecnologia e “participação” no campo de desenvolvimento
02
Profa. Isabel Rocha de Siqueira
Circulação de pequenas armas na América Latina
01
Profa. Mônica Herz
As economias afetivas do colapso ecológico
01
Profa. Paula Sandrin
Em caso de dúvidas para além do edital, escrever para coordenação do PIBIC em desiqueira.ir@puc-rio.br
Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas.
Neste semestre serão oferecidas: uma oficina (6h) e um minicurso de Metodologia (9h).
Nos dias 03 e 10 de maio,das 19h às 22h, ofereceremos a Oficina de Estudos de Caso, que será conduzida pela Profª. Drª. Marcella Araújo (UFRJ & IESP – UERJ). Vamos refletir sobre a pertinência dos estudos de caso nos desenhos de pesquisa, os critérios de seleção dos casos a serem analisados e os procedimentos metodológicos básicos. Exploraremos estudos de caso representativos e estudos de caso excepcionais e os diferenciaremos da investigação etnográfica. A atividade será online via Zoom.
Nos dias 03, 04 e 05 de junho, das 9h às 12h, será oferecido o Minicurso Histórias de vida na contemporaneidade. Pistas para adiar o fim do mundo, pela Profª. Drª. Lúcia Ozório (Laboratório Experice, Universidades Paris 8 e Paris 13-Nord). História de vida e transição paradigmática. Esteio de uma pesquisa biográfica: a implicação. A tradição oral e a história oral. A importância da experiência. História e escrita. História de vida como «trabalho vivo » e a produção de novas subjetividades. Contribuições para uma discussão sobre a memória. Narração como forma privilegiada de memória e noções correlatas: Momento; Relação mimética. Comum. História de vida, um sincronisador de diversas temporalidades. A hermenêutica como prática. Modalidades biográficas: Etnografia; História de vida em formação; Exercícios de atrevivência e de escrevivência; Papo de Roda – histórias orais de vida em comum. Estratégias para coleta de lembranças na biografia; o momento biográfico. Outras fontes documentais para a pesquisa? Quais os limites da elaboração das histórias de vida? A atividade será presencial, no campus da PUC-Rio.
O LabMet não ofertará as 24h de cursos e oficinas necessárias para completar a carga horária de metodologia em um único semestre. Assim, recomendamos que não deixem para o terceiro semestre de curso o cumprimento de todas as atividades, e que completem a carga horária gradativamente.
Está aberto o processo seletivo de 08 novos editores da Revista Cadernos de Relações Internacionais para os alunos com matrícula ativa na Pós-Graduação (mestrado e doutorado) do IRI PUC-Rio.
Serão aceitas submissões até 03 de abril conforme edital disponível na bio do perfil.
A Revista Cadernos de Relações Internacionais é um periódico que visa a estimular a produção acadêmica de estudantes de Graduação na área de Relações Internacionais e em disciplinas afins nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades.
A Comissão de Seleção, composta pelas professoras Monica Herz (Coordenadora de Projeto Capes-PRINT, IRI/PUC-Rio), Paula Drumond Rangel Campos (Coordenadora Adjunta da Pós-Graduação do IRI/PUC-Rio) e Andréia Clapp Salvador (Departamento de Serviço Social, PUC-Rio), comunica a escolha dos seguintes candidatos:
Amaya Querejazu, University of Antioquia
Berit Bliesemann de Guevara, Aberystwyth University
Christine Andrä, University of Groningen
Nicolas Lemay-Hébert, Australian National University
Os planos de trabalho dos candidatos selecionados se inserem no âmbito do projeto “Transformação de Conflito e Mediação Internacional”, vinculado ao tema “Governança e Políticas Públicas”, e serão implementados no IRI/PUC-Rio entre os meses de agosto e outubro de 2024.
O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais (PPG/IRI) da PUC-Rio abre seleção para 4 (quatro) bolsas de Professor Visitante no Brasil por 1 mês no Brasil.
O objetivo do Programa CAPES-PrInt é fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização. As bolsas de Professor Visitante no Brasil se inserem no âmbito do projeto “Transformação de Conflito e Mediação Internacional”, vinculado ao tema “Governança e Políticas Públicas”.
Mais informações podem ser obtidas no link abaixo:
O Setor de Projetos IRI/BRICS tem como objetivo prover o apoio à pesquisa científica realizada no IRI/PUC-Rio e no BRICS Policy Center. Os professores têm projetos de pesquisa com financiamento nacional e internacional, de organização de eventos, de auxílio para pesquisador visitante e de editoração de revista.
As tarefas do setor de projetos são, principalmente:
– Apoio na elaboração de projetos para captação de recursos nacionais e internacionais; – Montar cronogramas de execução e orçamentos; – Monitoramento da execução dos projetos ativos; – Redação de relatórios (no caso de eventos) e prestação de contas.
Requisitos e condições:
Ser aluna(o) do Instituto de Relações Internacionais do 3º ao 5º período, com disponibilidade para ficar no mínimo 01 ano no estágio, podendo renovar por mais 01 ano.
Indispensável:
– Excel básico; – Word intermediário; – Inglês fluente; – Boa redação em Português; – Autonomia, pró-atividade, dedicação e organização.
Dedicação: 20 horas semanais presenciais.
Remuneração: bolsa estágio padrão PUC-Rio.
Tarefas do estagiário:
– Busca ativa por editais disponíveis nos sites da CAPES, FAPERJ e CNPq e na Plataforma Financiar; – Auxiliar o Setor na solicitação de financiamentos nacionais e internacionais; – Auxiliar o Setor no controle financeiro dos projetos nacionais e internacionais; – Auxiliar no controle da documentação física e digital dos projetos nacionais e internacionais; – Estabelecer contatos com empresas e realizar as compras previstas nos projetos; e – Participar na redação dos relatórios técnicos e prestação de contas.
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