Agenda LabMet 2022.2

Compartilhar

Laboratório de Metodologia (LabMet/IRI-PUC-Rio) anuncia sua agenda para o segundo semestre de 2021. 

Os formulários de inscrição, as ementas e os programas completos serão disponibilizados ao longo do semestre em nosso site, na aba “Atividades”. As inscrições também serão divulgadas por e-mail e pelas redes do IRI. Lembramos que as vagas externas são limitadas e dependem de confirmação por parte da equipe do LabMet, mas as internas (para a pós do IRI) são automaticamente aceitas. 

Com o avanço da vacinação para COVID-19, o LabMet volta a oferecer atividades presenciais neste segundo semestre de 2022, mas segue contando com atividades híbridas e totalmente online via Zoom. Neste semestre, além dos dois minicursos (9h totais/cada) e uma oficina (6h totais), o LabMet oferecerá duas novas atividades para formação complementarem relação a formação docente e capacitação para pesquisa. 

Nos dias 20 e 21 de setembro, das 10h às 12h, realizaremos as conversas orientadoras para construção do Guia de Técnicas de Docência e Reflexões sobre a Educação, no auditório do IRI 2. As conversas ocorrerão em formato híbrido, para integrar discentes que não estão no Rio de Janeiro. O conteúdo dos diálogos irá subsidiar a elaboração de um guia que pretende dar assistência a discentes de pós-graduação em estágio-docência, compartilhando técnicas para serem mobilizadas em sala de aula, além de breves ensaios sobre os desafios que se enfrentam na educação. 

Nos dias 10, 11 e 18 de outubro, será oferecido o Minicurso sobre Abordagens Participativas Aplicadas à Pesquisa Social, pela Profª. Ms. Joana Amaral (Mestra em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional-UnB). Nos dias 10 e 11, as atividades ocorrerão presencialmente no auditório do IRI 2, das 12h às 15h. No dia 18, o minicurso será finalizado via Zoom, das 15h às 18h. Dado que as metodologias participativas pouco a pouco foram sendo utilizadas em projetos de intervenção, no ciclo de políticas públicas, no desenvolvimento organizacional, em programas de cooperação internacional e na pesquisa social, o minicurso visa pontuar que o compartilhamento de controle e poder na pesquisa participativa podem ser trabalhados em complementariedade com perspectivas convencionais. 

Nos dias 25 e 28 de outubro, das 15h às 18h, será ofertado o Ateliê em Processos de Pesquisa, presencialmente, no auditório do IRI 2. Esta nova atividade do LabMet busca oferecer estratégias para manejar bem e avançar nas diferentes etapas da pesquisa. A atividade deste semestre será conduzida pelos professores Anna Leander Stefano Guzzini, que realização exposições e diálogos sobre estratégias de publicação. A atividade será executada em modalidade presencial. 

Já nos dias 4, 8 e 11 de novembro, das 15h às 18h, realizaremos o minicurso Flipping the Same Coin: Casual Ethnography and Autoetnography in Multiracialized Societies, ministrado pelo Prof. Dr. John Stanfield (University of Mauritius). O objetivo do curso é apresentar uma contribuição inovadora à literatura convencional em etnografia que aporta análise qualitativa com opções variadas de métodos ao invés da metodologia puramente quantitativa que geralmente ocorre nos estudos de Relações Internacionais e Relações Diplomáticas. Serão explorados princípios básicos e práticas desta nova metodologia como sustentadora e fortalecedora de uma metodologia de construção da paz, desenhada a partir da expansão da justiça restaurativa no sentido do que o Prof. John Stanfield passa a designar Justiça Restaurativa Multicultural Global, baseado na pesquisa, viagens e experiência de residência na África e nas nações da diáspora global, incluindo Brasil e Estados Unidos. 

A última atividade a ser realizada será a Oficina de Análise de Dados Qualitativos com NVivo, que será conduzida pela Profª. Drª. Anna Venturini (Doutora em Ciência Política-USP/Pós-Doutoranda CEBRAP), nos dias 8 e 10 de novembro, das 19h às 22h. O curso oferece uma introdução a um dos principais softwares de análise qualitativa: o NVivo. Serão abordadas as principais funcionalidades e ferramentas do software para análise de materiais qualitativos. A atividade será remota, oferecida via plataforma Zoom. 

Devido a razões burocráticas, o segundo minicurso de metodologia ainda será confirmado. 

Aproveitamos e recomendamos que chequem as publicações do LabMet. O Breve Guia sobre Ética em Pesquisa: Parâmetros Éticos em Pesquisa e Submissão junto à Câmara e Ética em Pesquisa da PUC-Rio

Tags

LABMET