07/05/2019

Percursos Criativos para Culturas de Equidade

Percursos, caminhos, movimentos, trilhas... Diversas formas de construir culturas de equidade – de gênero, raça, sexualidade, classe – existem, resistem, se reinventam, se articulam e nos inspiram a buscar reflexões e práticas que possibilitam um tempo presente e futuro de menos desigualdades.

A iniciativa Culturas Globais de Equidade de Gênero (GlobalGRACE) convida para a experiência “Percursos Criativos para Culturas de Equidade”, uma série de trocas, práticas e reflexões que irá reunir artistas, ativistas, professoras/es, pesquisadoras/es, aberta a todes que buscam nas artes, nas mais diversas experiências culturais e identitárias inspirações e ferramentas de ação e incidência política.

O evento é co-organizado pelas equipes GlobalGRACE do Brasil – composta por Promundo-Brasil, Instituto Maria e João Aleixo, Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio – e do México – composta por Voces Mesoamericanas e Universidade Nacional Autônoma de Chiapas.

Para participar, preencha o formulário de inscrição!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

:: 07/05 – GALPÃO BELA MARÉ ::

Rua Bittencourt Sampaio, 169 - Maré, Rio de Janeiro

::: O Poder da Curadoria: Reflexões sobre Arte e Política :::

– Participações Confirmadas –

Denilson Baniwa | Publicitário, articulador de cultura digital, ilustrador, diretor de arte, comunicador, web ativista, artista gráfico e ativista dos direitos indígenas

Jean Carlos Azuos | Coordenador Educativo do Galpão Bela Maré

Keyna Eleison | Curadora, pesquisadora e desenvolvedora em arte e cultura

Libre Gutiérrez | Pintor muralista, desenhista e arquiteto de rua mexicano

Mariah Rafaela Silva | Pesquisadora em gênero, sexualidade, subjetividade e história da arte

Ronald Duarte | Curador da exposição “Metrópole Transcultural” no Galpão Bela Maré

Mediação: Deyanira Clériga

||| Das 16h às 18h |||

Aula de Jongo

:: 08/05 – PUC-RIO ::

Auditório AMEX

Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro

::: Violências de Estado: Resistência e Potência das Periferias  :::

– Participações Confirmadas –

Jose Manuel Valenzuela | Professor pesquisador do Departamento de Estudos Culturais da universidade mexicana El Colef - El Colegio de la Frontera Norte

Luciano Ramos | Coordenador de Projetos do Promundo-Brasil

Pablo Ares | Iconoclasistas (Duo argentino de mapeamento coletivo itinerante)

Raquel Willadino | Diretora do Observatório de Favelas

Shyrlei Rosendo | Integrante do Fórum Basta de Violência: Outra Maré é Possível

Tiago Tosh | Artista Plástico

Mediação: Mohara Valle

||| Das 16h às 18h |||

Ginásio da PUC

Aula de Passinho

______________________________________________________

:: 09/05 – GALPÃO BELA MARÉ ::

Rua Bittencourt Sampaio, 169 - Maré, Rio de Janeiro

::: Movimentos, fronteiras e diásporas: práticas de re/construção de memória :::

– Participações Confirmadas –

Fransérgio Goulart | Integrante do Fórum Grita Baixada: Direito à Memória e Justiça Racial

Lívia Vidal | Integrante do Coletivo Mulheres de Pedra

Mércia Britto | Sócio-fundadora e Diretora Executiva do Cinema Nosso

MC Martina | Poeta

Wallace Lino | Ator e Fundador da Cia Marginal

Mediação: Aldo Jorge Ledón

||| Das 16h às 21h30 |||

Roda de Samba

Mais sobre GlobalGRACE

O projeto GlobalGRACE, Global Gender & Cultures of Equality (www.globalgrace.net) é um programa de pesquisa de 51 meses de duração (2018-2021) financiado pelo Global Challenge Research Fund (GCRF/RCUK). O projeto mobiliza intervenções artísticas, curadorias e exibições públicas para pesquisar e possibilitar abordagens de gênero que contribuam para o bem-estar internacionalmente. Liderado por uma equipe de pesquisadoras/es de Goldsmiths, University of London, o projeto inclui acadêmicas/os e ONGs de Bangladesh, Brasil, México, Filipinas, África do Sul e Reino Unido. Leia aqui o anúncio da iniciativa no Brasil.

O evento “Percursos Criativos para Culturas de Equidade” faz parte do Encontro de Parcerias e Trocas (ECT), que acontece anualmente em um dos seis países parceiros da iniciativa GlobalGRACE. O ECT esse ano acontece esse ano no Brasil.