19/08/2019

Processo Seletivo 2019 de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado

Os editais de 2019 para ingresso no Mestrado e Doutorado no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio já estão disponíveis. As inscrições deverão ser realizadas de 19 de agosto a 30 de outubro de 2019, somente pela internet, através do sistema Processo Seletivo para Pós-Graduação da PUC-Rio.

A Pós-Graduação em Relações Internacionais do IRI oferece à comunidade discente uma formação de alta qualidade teórico-analítica, robusta capacitação metodológica e forte internacionalização. As atividades que o programa compreende estão articuladas em torno de três linhas de pesquisa - Arquitetura do Sistema InternacionalConflito, Violência e PacificaçãoGlobalização, Governança e Desenvolvimento – e de grupos de trabalho que visam a integração entre projetos de pesquisa e cursos ofertados e, especialmente, a aproximação entre docentes e discentes.

Podem candidatar-se portadores de diploma de bacharelado ou licenciatura nas áreas de Ciências Sociais e Humanas. O processo de seleção é constituído por três etapas eliminatórias (i) Prova de Línguas Estrangeiras(ii) Prova de Conhecimentos e (iii) Entrevista. Neste processo o Programa segue os critérios estabelecidos por sua Comissão de Pós-Graduação, atendendo ao princípio da autonomia universitária e visando contemplar os/as candidatos/as de mais alto mérito acadêmico. Para tanto, avalia-se a capacidade de expressão oral e escrita, compreensão dos conceitos específicos da área constantes da bibliografia indicada no Edital de seleção, capacidade de abstração e generalização, potencial para análise e interpretação de textos acadêmicos, consistência da Proposta de Pesquisa e capacidade de compreensão de duas línguas estrangeiras.

Acesse os editais de Mestrado e Doutorado 2019, com ingresso em 2020.

A divulgação do resultado final será no dia 29 de novembro de 2018 – 6ª. feira, 16h.

Para mais informações:

Instituto de Relações Internacionais/PUC-Rio

Coordenadora da Pós-Graduação: Prof. Roberto Vilchez Yamato

Secretária: Lia Gonzalez

Rua Marquês de São Vicente, 225 - Vila dos Diretórios – Casa 20 – Gávea - Rio de Janeiro

Tels.: (21) 3527 1557 / 1558

E-mail: pgiri@puc-rio.br

Diretoria de Admissão e Registro – DAR

Rua Marquês de São Vicente, 225 | Edifício Cardeal Leme, Térreo - Gávea - Rio de Janeiro

E-mail: dar@puc-rio.br

Tels.: (21) 3527 1341 / Fax 3527 1345