16/06/2020

"Gênero e Covid-19: desigualdades e desafios", com Debora Diniz, Andreza Jorge, Kari Guajajara, Paula Drumond e Roberta Salomone

Dia 16/06, às 17hs, a série Corona360 realizará mais um evento virtual, que tratará do tema "Gênero e Covid-19: desigualdades e desafios" com a presença de Debora Diniz (UnB), Andreza Jorge (Casa das Mulheres da Maré), Kari Guajajara (Advogada indígena, Mestre em Direito), Paula Drumond (IRI/PUC-Rio) e Roberta Salomone (GloboNews).

Inscrições e mais informações por aqui

Debora Diniz é antropóloga de formação e professora de direito na Universidade de Brasília (UnB). É fundadora da ONG feminista Anis – Instituto de Bioética, que atua com pesquisa, comunicação e litígio estratégico em defesa de direitos de mulheres e outras minorias. Atualmente, é Diretora Adjunta da International Planned Parenthood Federation/Western Hemisphere Region (IPPF/WRH) e professora visitante na Brown University Center for Latin American and Caribbean Studies (CLACS/Brown). Parte de suas reflexões sobre a pandemia de Covid-19 podem ser encontradas nas contas de Instagram Relicário (@reliquia.rum) e Women in Times of Pandemic (@womenintimes).

Andreza Jorge é coordenadora da Casa das Mulheres da Maré, que foi inaugurada em 2016 para fomentar o protagonismo das mulheres no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. É mestre em Relações Étnico Raciais (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca / Cefet-RJ), professora do departamento de Artes Corporais (UFRJ) e co-idealizadora do projeto de dança Mulheres ao Vento.

Judite Ballério Guajajara é advogada e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). É indígena do povo Guajajara da Terra Indígena Araribóia, que fica no Maranhão, onde é Secretária Adjunta de Estado da Mulher.

Paula Drumond é professora do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI / PUC-Rio), onde também atua como pesquisadora e coordenadora adjunta do Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM). Paula é membro da rede acadêmica da organização Women’s International League for Peace and Freedom (WILPF) e associada ao The Gender Centre, em Genebra. É doutora em Relações Internacionais pelo Graduate Institute of International and Development Studies, Suíça, e mestre em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio. Em maio de 2020, foi contemplada com o prêmio Early Career Prize pelo periódico International Affairs. Sua linha de pesquisa e publicações concentram-se na área de gênero, paz e segurança.

Roberta Salomone é jornalista da GloboNews e já trabalhou nos principais veículos de comunicação do país. Tem Pós Graduação em Comunicação, MBA em Marketing, especialização em Digital Media Marketing (NYU) e é mestranda do MAPI. Em 2018, foi indicada ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo com o programa “Os Filhos da Maria da Penha”, sobre os filhos das vítimas da violência doméstica no Brasil.