Notícias

04/08/2020

Novo Guia de Pesquisa na Quarentena

Como realizar pesquisas em Ciências Sociais e Humanas que exigem trabalho de campo? É possível realizar entrevistas ou atividades de observação participante a partir da própria casa? E quais outras metodologias e outros métodos podem ser importantes nesse momento? Como manter um projeto de pesquisa relevante frente a essa brusca transformação do cenário global? Essas são algumas das questões que emergem do panorama atual. 

O Guia oferece um breve resumo do contexto originado pela pandemia e uma discussão sobre como ela vem afetando a educação superior e a produção científica mundial, chamando atenção os aspectos especificamente relacionados a questões de gênero, classe e raça. Oferece também um levantamento de métodos e metodologias de pesquisa que podem ser utilizadas para a adaptação de  pesquisas em contextos de isolamento social, com exemplos de artigos, websites, bibliografia especializada e sugestões de plataformas para a realização de surveys, entrevistas e armazenamento de dados qualitativos.

O “Guia de pesquisa na quarentena: Obstáculos e possibilidades para as ciências humanas e sociais em isolamento social” foi elaborado pelo Laboratório de Humanidades Digitais  (dhLab)  e  o  Laboratório  de  Metodologia  (LabMet)  do  Instituto  de Relações Internacionais (IRI),  ambos da PUC-Rio.

CLIQUE AQUI para mais informações

CLIQUE AQUI para acessar o Guia

voltar