Notícias

10/08/2020

Cursos de Inverno ofertados pelo IRI

Gosta de RI, mas não sabe se é isso que quer prestar no vestibular? Já estuda RI e quer aprofundar seus conhecimentos na área? A Graduação do IRI/PUC-RIO preparou dois Cursos de Inverno para vocês!

 

Política Externa 2.0: atores e agendas do século XXI

 

Por muito tempo o estudo da politica externa se restringiu ao conjunto das políticas públicas dos Estados para as suas relações internacionais. Isso vem mudando nas últimas décadas, a partir da inclusão de outros atores sub- e transnacionais – tais como ONGs, empresas multinacionais, organizações internacionais e regionais. Tal diversificação empírica implicou na ampliação analítica do campo de estudos de política externa – e ambas, prática e análise, serão objetos desses cinco encontros. A metodologia das aulas consiste no estudo de temas e casos emblemáticos, através de documentos oficiais, fontes primárias, e bibliografia de referência. No caso brasileiro, estudaremos a história de nossa política externa, o papel institucional do Itamarati e a diplomacia cultural do Brasil. Já desde uma perspectiva global, o multilateralismo, a cooperação, e a saúde são temas relevantes tanto para a política externa dos países do Norte e do Sul, como também para a atuação internacional de atores não-governamentais. A última aula consistirá de uma visão panorâmica sobre os temas de direitos humanos, meio ambiente e Agenda 2030 nas perspectivas das Nações Unidas e do Brasil.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

 

Regidos por algoritmos: capitalismo e política de dados em perspectiva global

 

Nossos cotidianos são cada vez mais geridos por algoritmos. Estamos constantemente conectados a uma rede planetária de computadores que registram e transformam nossos traços, desejos, preferências e repetições rotineiras em mercadorias virtuais trocadas e manipuladas para os mais diversos fins. Essa dependência das tecnologias digitais e seus algoritmos é o motor que leva o capitalismo para uma nova e poderosa era: o capitalismo da vigilância. Com grande poder disruptivo, as práticas e modelos de negócio dessa nova era capitalista estão digitalizando e transformando profundamente as sociedades em velocidade cada vez mais acelerada. Neste curso iremos explicar e analisar imperativos e práticas desse novo tipo de capitalismo digital de alcance global. Mais especificamente, ao longo de cinco sessões, explicaremos o que vem a ser “capitalismo de vigilância”, analisaremos como a Google é, hoje, uma das empresas mais rentáveis de toda história mesmo oferecendo serviços gratuitos e como o jogo Pokemon Go transborda para o mundo off-line métodos de controle e condicionamento de comportamento desenhados para o mundo on-line. Além disso, refletiremos sobre o valor da liberdade e como o capitalismo da vigilância pode ameaçar as subjetividades, condicionando nosso comportamento. Por fim, vamos levantar questões sobre como vários projetos de uso intensivo da tecnologia da vigilância podem ganhar ainda mais espaço em função da busca por segurança, agora justificada pela pandemia da COVID-19.

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

voltar