Notícias

27/07/2017

Renata Summa vence concurso de teses e dissertações da ABRI

Doutora em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio, Renata Summa venceu o Concurso de Teses e Dissertações promovido pela Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). A notícia veio durante a Assembleia Geral Ordinária da ABRI, que aconteceu no fim da noite do segundo dia do 6º Encontro, realizado na PUC-Minas. 

Renata venceu com a tese de doutorado sobre a Bósnia Contemporânea. Intitulado "Enacting everyday boundaries in Bosnia and Herzegovina: disconnection, re-appropriation and displacement(s)" e orientado pelo professor João Pontes Nogueira, o trabalho buscou entender como pessoas comuns, em lugares ditos cotidianos, lidam com algumas fronteiras institucionalizadas pelos acordos de paz ao final da guerra de 1995. 

Ao todo, sete dissertações de Mestrado e seis teses de Doutorado foram para avaliação. As duas escolhidas tiveram aprovação unânime pela Comissão Julgadora. Além de Renata, Matheus Pereira, do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas, venceu com a dissertação de Mestrado sobre Política Externa de defesa da Argentina nos dois primeiros governos kirchneristas, entre 2003 e 2011. 

Em entrevista para o Boletim Eletrônico da ABRI, Renata, que possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e mestrado em Relações Internacionais pelo Institut d´Etudes Politiques de Paris, disse que ganhar é uma realização de um trabalho de quatro anos e meio, bastante árduo e solitário. 

 

Foto: Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI

voltar