REBRAPAZ

Compartilhar

A Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) é uma iniciativa sem precedentes no Brasil, ao integrar instituições públicas e privadas, civis e militares que trabalham com pesquisa e ensino sobre operações de paz. E, em cerca de cinco anos, é significativo o sucesso deste grande esforço coletivo. Entre março de 2016 e outubro de 2020, o número de instituições formalmente envolvidas cresceu de 6 para 15. No mesmo período, os parceiros da REBRAPAZ coorganizaram cerca de 20 seminários, lançaram em co-autoria mais de 50 publicações e fizeram palestras em vários workshops. São produtos que não existiram sem a REBRAPAZ. Além das instituições, em abril de 2021, contamos com o apoio de oito especialistas associados, profissionais da mais alta estirpe que agregam valor e peso reputacional à nossa Rede. Este resultado expressivo, alcançado em tão pouco tempo, reforça a capacidade da REBRAPAZ de contribuir, efetivamente, para a geração de conhecimento de qualidade sobre operações de paz no Brasil e, assim, cumprir a sua missão.

Em maio de 2021, a REBRAPAZ conta com 24 parceiros, sendo 16 instituições e 8 especialistas associados:

SOBRE

A REBRAPAZ foi lançada em novembro de 2016, após ser idealizada em março do mesmo ano. Desde então, avançamos algumas frentes de pesquisas e organizamos cerca de 20 eventos com os nossos parceiros e seus convidados. Em 2018-2019, elaboramos um novo planejamento estratégico para alinhar expectativas e fortalecer a Rede, e ampliamos o nosso alcance abrindo espaço para novos parceiros. E, em 2020, por causa da pandemia, tivemos eventos e cursos suspensos/postergados e reforçamos o já usado ambiente virtual para seguir alcançando os nossos objetivos enquanto Rede.

MISSÃO: 

Ampliar, aprofundar e qualificar o debate sobre operações de paz no Brasil.

VISÃO: 

Ser referência na área de operações de paz, sobretudo no que se refere ao conhecimento produzido, à metodologia de trabalho em rede e à capacidade de gerar impactos.

VALORES: 

  • Ética;
  • Colaboração;
  • Pluralidade;
  • Qualidade.


OBJETIVOS:

Objetivos primários:
  • Produzir e consolidar, por meio de pesquisa e debates, conhecimento relevante e de qualidade sobre operações de paz (compreendidas as operações de manutenção da paz, missões políticas especiais e outras missões coordenadas por organismos internacionais);
  • Promover a divulgação dos resultados de pesquisa por meio da elaboração de relatórios e textos (acadêmicos ou voltados para policy); e
  • Promover a realização de eventos de naturezas diversas sobre temas relevantes às operações de paz, de preferência alinhados às linhas de pesquisa da Rede.
Objetivo secundário:
  • Fortalecer as relações entre instituições brasileiras de pesquisa e ensino, nos âmbitos civil, policial e militar.