O livro “Human Rights and Conflict Resolution: Bridging the Theoretical and Practical Divide“, organizado pelas pesquisadoras do GSUM e professoras do IRI Claudia Fuentes e Paula Drumond, acaba de ser publicado pela editora Routledge e já está disponível para pré-vendas.

Os assuntos tratados no livro abordam as relações entre direitos humanos e resolução de conflitos a partir dos encontros práticos, conceituais e institucionais entre as duas agendas e têm a contribuição de acadêmicos e profissionais nacionais e internacionais. As professoras do IRI Andrea HoffmannRenata Summa e Monica Herz também contribuem com capítulos para o projeto.

Por meio da análise de uma série de países e áreas temáticas, os capítulos enfatizam as lições aprendidas e as janelas de oportunidade para aprendizado mútuo entre os campos. Trata-se de uma leitura muito importante para profissionais nas áreas de direitos humanos, resolução de conflitos e segurança, incluindo acadêmicos, diplomatas, formuladores de políticas e representantes da sociedade civil.

Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM) é uma plataforma de aprendizado, pesquisa e treinamento, cujo objetivo é promover a difusão de conhecimentos e competências em mediação internacional entre acadêmicos, diplomatas, funcionários governamentais e atores não-governamentais do Sul Global. O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio), o BRICS Policy Center e a Embaixada Real da Noruega no Brasil.

A publicação foi debatida pelos professores em debate na PUC-Rio. Confira abaixo

Direitos HumanosGSUMResolução de Conflitos