Participatory methodologies and caring about numbers in the 2030 Sustainable Development Goals Agenda

Compartilhar

O artigo “Participatory methodologies and caring about numbers in the 2030 Sustainable Development Goals Agenda”, produzido pela professora Isabel Rocha de Siqueira e a doutoranda Laís Ramalho, acaba de ser publicado na revista acadêmica Policy and Society. A Policy & Society é uma das publicações líderes atualmente nos estudos de teoria e prática na área de Ciência Política, RI e Políticas Públicas, contando com altíssimo fator de impacto. O artigo está publicado em livre acesso e pode ser encontrado aqui.

Explorando a interseção entre os estudos de Relações Internacionais e Políticas Públicas, as autoras discutem o papel das metodologias participativas no processo de localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A partir de entrevistas com atores envolvidos na promoção da Agenda 2030 no Brasil e uma análise do trabalho realizado pela ONG data_labe, da Maré, o artigo faz um estudo crítico dos ODS, enquanto propõe duas principais reflexões: como uma agenda global de desenvolvimento pode ser importante na luta por direitos em contextos locais e como as narrativas podem desempenhar um relevante papel no combate à invisibilidade estatística de minorias.

O artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq (edital Universal) e que contou com apoio à pesquisa das então graduandas do IRI Celeste Passos e Beatriz Wenderroscky. Em breve, mais produtos serão divulgados.

Tags

Agenda 2030BrasilMetodologiaODSONU