Sala de imprensa

27/05/2019

"Reorganizando a violência: a 'história de sucesso' colombiana e os limites do discurso do pós-conflito", por Manuela Trindade

A professora do IRI/PUC-Rio, Manuela Trindade Viana, acaba de publicar o artigo "Reorganizando a violência: a 'história de sucesso' colombiana e os limites do discurso do pós-conflito". O trabalho compõe a edição especial da Revista CIDOB d'Afers Internacionals, intitulada "A construção da paz: Colômbia como espelho internacional". No artigo, Manuela propõe pensarmos o pós-conflito não em termos de uma lógica pautada na presença-ausência de violência, mas em função da transformação das regras de uso da violência. Para tal, analisa os programas de profissionalização do Exército da Colômbia a fim de identificar, no contexto do pós-conflito, as transformações e as reminiscências históricas na produção do "profissional militar".

"Reorganizando la violencia: la 'historia de éxito' colombiana y los límites del discurso del posconflicto", matéria publicada na CIDOB d'Afers Internacionals em 24 de maio de 2019.

voltar