Sala de imprensa

04/06/2019

"The Colombian peace negotiations and the invisibility of the ‘no’ vote in the 2016 referendum", por Maíra Siman, Marta Fernández e Isa Mendes

A doutoranda Isa Mendes e as Professoras do IRI Maíra Siman e Marta Fernández, pesquisadoras do GSUM, acabam de publicar na revista Peacebuilding o artigo "As negociações de paz da Colômbia e a invisibilidade do 'não' no referendo de 2016".

O artigo questiona as condições de possibilidade para que a rejeição dos acordos de paz pelo voto popular não fosse concebida por especialistas que monitoravam o processo. As autoras exploram três condições que ajudam a explicar essa invisibilidade: a construção do processo colombiano como "modelo ideal"; os reflexos da fixação moderna com uma paz liberal e progressiva; e, por fim, a negligência das relações de poder e das múltiplas temporalidades presentes na sociedade colombiana.

 "The Colombian peace negotiations and the invisibility of the ‘no’ vote in the 2016 referendum", matéria publicada na Revista Peacebuilding em 03 de maio de 2019.

voltar