Sala de imprensa

18/07/2020

"Untangling Violent Legacies: Contemporary Organized Violence in Latin America and the Narrative of the 'Failed Transition'", por Victoria Santos

A doutoranda Victoria Santos publicou o artigo "Untangling Violent Legacies: Contemporary Organized Violence in Latin America and the Narrative of the 'Failed Transition'" na Revista de Estudios Sociales.

No trabalho são discutidas disputas sobre a identificação de "legados" persistentes do passado que participam da constituição de padrões de violência organizada atuais. Ele ilumina as maneiras pelas quais formas atuais de violência organizadas são frequentemente relacionadas à experiências anteriores de violência política no contexto de discursos de justiça transicional, uma vez que sérias violações dos direitos humanos contemporâneas são enquadradas como indicadores do fracasso de processos de transição prévios. A partir disso, o artigo explora essas disputas no contexto de recentes debates da sociedade civil no México sobre o potencial desenvolvimento de mecanismos de justiça transicional. e no contexto da Subcomissão da Verdade na Democracia Mães de Acari, no Rio de Janeiro.

voltar