Inovação Educativa no Ensino Superior

Neste semestre de 2022.1, o Laboratório de Metodologia convida discentes do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e docentes do IRI a participarem da oficina Inovação Educativa no Ensino Superior. Algumas vagas de número limitado também estão abertas para discentes de pós-graduação, docentes e pesquisadoras externas ao IRI/PUC-Rio. As vagas ao público externo estão sujeitas à confirmação. As inscrições deverão ser feitas acessando os formulários indicados abaixo e se encerram no dia 25/04.

Esta oficina será ministrada pela Professora Dra. Rosália Duarte (PPGE-PUC-Rio), nos dias 10 e 11 de maio, das 18h às 21h, através da plataforma Zoom, em link a ser enviado para as inscritas no dia de início das atividades. A duração total do curso será de 6 horas.

Sobre o Curso

O seminário pretende discutir o papel social da universidade no século XXI, o conceito de inovação educativa e princípios filosófico-pedagógicos para um ensino que assegure a aprendizagem a todos. Pretende estimular a identificação de fatores institucionais e práticas docentes que podem impactar a trajetória escolar e o sucesso acadêmico. Propõe a construção coletiva de um inventário de diretrizes e práticas pedagógicas voltadas à motivação para aprender e à aprendizagem ativa.

Sobre a docente – Professora Dra. Rosália Duarte (PPGE-PUC-Rio)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (1991); Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada da PUC-Rio, onde coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, vinculado ao PPGE. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação, do Grupo de Trabalho Children, Youth and Media da European Communication Research and Education Association (ECREA) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Editora da Revista Educação Online (Educação PUC-Rio), membro do Conselho Editorial da Revista Educação & Realidade (UFRGS), do Conselho Editorial da Revista Education Review e do Conselho Editorial da Revista InterScientia. Membro fundador da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Cinema, Educação e Audiovisual. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação e Mídia e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e educação; crianças, juventudes e mídias digitais; mídias e aprendizagem escolar.

Formulário para público interno (IRI)

Formulário para público externo

Notas

Diante do número limitado de vagas, pedimos que qualquer desistência seja informada prontamente.
Para discentes do IRI, reforçamos que são válidas as mesmas regras de presença dos demais cursos do instituto.
Dúvidas e informações: labmet.iri@puc-rio.br
Confira no site do LabMet demais atividades e publicações.

Ensino SuperiorInovaçãoMetodologiaOficina de MetodologiaPedagogia