No dia 10 de junho, ocorreu a última mesa do Seminário de Graduação, com a Mostra e Debate do documentário “A Arte da Diplomacia”. A mediação foi feita pela aluna do IRI, Sofia Eller, e a mesa contou com os convidados Celina Borges Torrealba Carpi, cineasta e produtora; Hayle Melim Gadelha, do Itamaraty; e o professor do IRI/PUC-Rio João Daniel.
O documentário aborda uma exposição de arte moderna brasileira realizada na Royal Academy, em Londres, no ano de 1944, destacando seu papel como instrumento de soft power brasileiro. A mostra buscava construir uma imagem do Brasil pautada na ideia de brasilidade como sinônimo de amizade, hospitalidade e abertura ao diálogo, promovendo a criação de pontes culturais com outros países. No entanto, o impacto do evento foi ofuscado por um bombardeio aéreo alemão ocorrido no mesmo dia em Londres, o que fez com que essa iniciativa fosse, em grande parte, esquecida pela historiografia.
Durante o debate, os palestrantes ressaltaram que, assim como ocorre em países como Coreia do Norte e Reino Unido, o investimento estatal em cultura e na projeção internacional das artes pode gerar retornos significativos, tanto na esfera econômica quanto diplomática, ao contribuir para a construção e consolidação de uma imagem positiva do país no cenário global.