Professor do IRI/PUC-Rio Fernando Riberio concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico

Compartilhar

O professor do IRI/PUC-Rio Fernando Ribeiro concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico sobre “As Estratégia de Trump de criar dificuldade deixa Brasil ‘nas cordas’ e o país tem como alternativa buscar novas parcerias comerciais”.
A opinião do especialista é que o maior risco que o Brasil enfrenta, no momento, é o longo impasse na questão das tarifas que serão impostas pelos EUA. Ele afirma que as investigações realizadas pelos EUA podem complicar as negociações e aumentar as taxas em 50% nas tarifas de imposto de produtos brasileiros, anunciadas na semana passada pelo presidente estadunidense, mas não se deve descartar a possibilidade da crise se arrastar por mais tempo.
Ademais, o professor elabora outros pontos em sua entrevista sobre os demais setores que essa crise pode vir a afetar: o ‘lobby interno’; o setor privado e o impacto do BRICS. Além disso, o professor diz que a retaliação deve ser o último recurso, mas que deve se estar em alerta pois ele pode ocorrer a qualquer momento, assim como novas investigações também podem vir a acontecer.