O pesquisador de Pós-Doutorado em Relações Internacionais no IRI/PUC-RIO pela FAPERJ, Francisco Eduardo Lemos, publicou um artigo no site The Conversation Brasil com o tema: “Mesmo interceptada e bloqueada, Flotilha Sumus é um símbolo global das reivindicações humanitárias por Gaza.”
O artigo discorre sobre como a Flotilha Global Sumus surgiu, em setembro de 2025, como uma alternativa de corredor humanitário civil através do espaço marítimo, visando também desafiar o bloqueio naval israelense à Gaza. Essa flotilha contou com 44 embarcações, com participantes de diversos países, e foi interceptada por Israel ainda em águas internacionais, alegando que os ativistas estavam violando um “bloqueio naval legal” e que teriam vínculos com o Hamas.
Diante desse cenário, Francisco ressalta a reação brasileira de repúdio à ação militar israelense e reforçando que a segurança das pessoas detidas era responsabilidade de Israel. Ademais, o doutorando dentre outros temas explora as reações de outros países ao bloqueio, explica a importância dessa flotilha como um símbolo de resistência e o enquadramento jurídico das águas internacionais.