O Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA/PUC-Rio), por meio do IRI/PUC-Rio, convida para o 3º Seminário Democracia e Forças Armadas

Compartilhar

O Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA/PUC-Rio), por meio do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, convida para o 3º Seminário Democracia e Forças Armadas.

O evento será realizado em parceria com o Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD/UFRJ) e com o projeto Pró-Defesa V – “Preparar para proteger: Aprendizado organizacional militar no Brasil face a novos contextos de crise humanitária”, e conta com o apoio dos programas CAPES PAEP e FAPERJ.

Com o tema “Segurança, Meio Ambiente e Justiça Climática”, o seminário propõe uma reflexão crítica sobre as relações entre atores e políticas de segurança e defesa, a proteção do meio ambiente e a promoção da justiça climática no Brasil.

A partir de casos como a gestão de territórios amazônicos e as respostas a enchentes no Rio de Janeiro e no Sul do país, discutiremos os riscos da militarização das agendas ambiental e climática, o papel das práticas humanitárias e logísticas na resposta a desastres, e os impactos do uso de tecnologias de vigilância nesses contextos.

📍 31 de outubro | 10h às 17h
📌 Auditório do Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio)

Participe!

Tags

BrasilDemocraciaSegurançaSeminário