O IRI/PUC-Rio realizou o 3º Seminário Democracia e Forças Armadas, organizado pelo Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA/PUC-Rio)

Compartilhar

O IRI/PUC-Rio realizou o 3º Seminário Democracia e Forças Armadas, organizado pelo Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA/PUC-Rio) em parceria com o Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD/UFRJ) e com o projeto Pró-Defesa V “Preparar para proteger: Aprendizado organizacional militar no Brasil face a novos contextos de crise humanitária”.
A mesa de abertura apresentou os contornos gerais do Seminário e levantou algumas questões a partir das lentes da justiça climática para guiar reflexões sobre a relação entre defesa, segurança e meio ambiente.
A primeira mesa, intitulada “Forças Armadas e a agenda ambiental: crise climática e os desafios da sua militarização”, teve como foco o debate de se, como e de quais formas a relação entre segurança, defesa e proteção ambiental pode se fortalecer de maneira em que gere menores riscos de uma possível militarização da agenda climática.
Já a segunda mesa, com o tema “Eventos climáticos extremos, defesa e ações humanitárias”, abordou o aumento da ocorrência de desastres e a necessidade de integração entre diferentes atores nas respostas humanitárias, seus benefícios e consequências. Por fim, a última mesa “Ilegalismos, vigilância e militarismos na Amazônia Legal” discutiu o papel da presença militar e o uso de tecnologias de vigilância e produção de dados na gestão territorial e na promoção da justiça climática na Amazônia.

📲A gravação do evento está disponível no YouTube do Instituto.

Tags

Seminário