A Prof.ª Paula Drumond, do IRI/PUC-Rio, acaba de publicar, no International Feminist Journal of Politics, o artigo de conversa “25 Years of WPS in Latin America: Is Brazil Walking the Talk?”, coautorado com a Prof.ª Tamya Rebelo (ESPM-SP/Belas Artes). A publicação oferece uma análise sobre a situação da agenda Mulheres, Paz e Segurança no Brasil e na América Latina.
O artigo faz parte do fórum “Unhappy Birthday! Women, Peace and Security at 25”, que reúne importantes nomes da área. Nele, Paula e Tamya discutem como questões de soberania, a limitada participação da sociedade civil e a instrumentalização política têm influenciado a implementação dos compromissos da agenda, muitas vezes priorizando a imagem internacional em detrimento de mudanças concretas no país.
Em um contexto marcado pelo retrocesso democrático, polarização política e planos nacionais (NAPs) expirados em grande parte da região, o texto destaca desafios urgentes, como a estagnação da agenda, o “gender washing” e a necessidade de fortalecer a WPS na América Latina.