Quarta Edição do Boletim EULAS

Compartilhar

A Rede EULAS lançou, em fevereiro, a 4ª edição de sua Newsletter, boletim informativo que reúne um panorama dos eventos mais recentes, publicações, projetos e iniciativas acadêmicas desenvolvidas no âmbito da rede, com foco especial na cooperação UE–ALC nas áreas de ação climática, biodiversidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O principal destaque desta edição é a Mesa Redonda sobre o Pacto Birregional de Cuidados, que será realizada no dia 26 de fevereiro, na Casa Amèrica Catalunya, em Barcelona. O evento contará com transmissão ao vivo e ficará posteriormente disponível no YouTube da plataforma.

A Newsletter também confirma a realização da Segunda Conferência Internacional da EULAS, que ocorrerá na PUC-Rio, de 23 a 25 de março de 2026, com o tema “Cooperação Euro-Latino-Americana e Caribenha: Governança do Clima e da Biodiversidade e Alcance dos ODS”.

Entre as publicações divulgadas na Newsletter, destaca-se o livro “Climate Change in Regional Perspective”, de autoria das professoras Paula Sandrin e Andrea Hoffmann, especialmente pelas adições incorporadas à nova edição da obra.

Por fim, dentre as leituras recomendadas do site da EULAS, ressalta-se o artigo da professora Andrea Hoffmann em conjunto com o pesquisador Detlef Nolte, intitulado “Realismo Periférico na América Latina e Europa como Reação à Intervenção na Venezuela”.

A EU–Latin America Academic Synergies (EULAS) integra a Rede Jean Monnet, dedicada à promoção da pesquisa, da inovação e da colaboração entre a Europa, a América Latina e o Caribe, da qual a PUC-Rio faz parte.

Tags

América LatinaEULAS