O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Instituto Latino-Americano para o Multilateralismo (ILAM) realizarão o seminário internacional “Mais 80 anos? O possível futuro da ONU e do multilateralismo diante da extrema direita global. Uma perspectiva latino-americana”, nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, no Auditório 91 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Em 1945, o Brasil e outros 19 países da América Latina e do Caribe estiveram entre os fundadores da ONU, defendendo a igualdade entre as nações e os direitos humanos como base da nova organização. Oito décadas depois, a ONU enfrenta uma grave crise de legitimidade e de recursos, enquanto os princípios do multilateralismo são desafiados pelo avanço de forças autoritárias em todo o mundo.
O seminário propõe um espaço de reflexão e debate sobre como a América Latina e o Caribe podem contribuir para a construção de uma ordem internacional mais justa e adequada aos desafios atuais.
O evento será realizado em português e espanhol.
Confira a programação abaixo e inscreva-se!
Dia 1 – 23 de outubro de 2025:
Sessão de abertura: 09:00-9:30
Café de boas-vindas: 9:30-10:00
Boas-vindas, apresentação, abertura oficial: Monica Herz (ILAM/PUC Rio); Monica Lessa (Diretora do IFCH/UERJ); Gulnar Azevedo e Silva (Reitora da UERJ) e Jana Tabak (Chefe do Departamento de Relações Internacionais/UERJ)
10:00-10:30
Discurso de abertura: 80 anos da ONU e do multilateralismo: algo para comemorar?
Giancarlo Summa (ILAM/EHESS)
Painel 1: 10:30 – 12:30
Crise da democracia, crise do multilateralismo:
Cristóbal Kaltwasser (PUC Chile); Camilo Burian (UdelaR, Uruguai); Mónica Herz (ILAM/PUC-Rio) e Jorge Heine (Universidade de Boston)
Moderadora: Andrea Hoffmann (ILAM/PUC-Rio)
Painel 2: 14:30 – 16:30
A Nova Direita Contra Direitos – Meio Ambiente, Gênero, Normas:
Flavia Mello (ILAM/PUC-SP); Andrea Hoffmann (ILAM/PUC-Rio); Paulo Abrão (Escritório Brasil) e Ariel Goldstein (UNISAM, Argentina)
Moderadora: Isa Mendes (UERJ)
Dia 2 – 24 de outubro de 2025
Painel 3: 9:00 – 13:00
América Latina, um laboratório do futuro global?
Ariel Goldstein (Conicet/UBA); Bernabé Malacalza (CONICET – Universidad de Quilmes e Universidad Torcuato di Tella) e Leticia Pinheiro (IESP-UERJ).
Coffee break
Talita Tanscheit (PUC-Rio); Arthur Ituassu (PUC-Rio) e Ignácio Cano (UERJ)
Moderadora: Jana Tabak (UERJ)
Painel 4: 14:30 – 16:00
Possibilidades de reconstrução do multilateralismo
Conor Foley (PUC-Rio); Jamil Chade (Jornalista); Marcelo Viegas (Ministério das Relações Exteriores do Brasil); Pedro Abramovay (Open Society Foundations) e Damián Cardona (ONU)
Moderadora: Monica Herz (ILAM/PUC Rio)