Debate de Conjuntura 2025.1: “Perdedores e Ganhadores: o Rearmamento Europeu no Século XXI”

Compartilhar

O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio organizou o Debate de Conjuntura: “Perdedores e Ganhadores: o Rearmamento Europeu no Século XXI”, realizado no dia 14 de maio, no auditório do Rio Datacentro na PUC-Rio.

O Professor Márcio Scalercio (IRI/ PUC-Rio) foi o mediador da mesa, e trouxe importantes tópicos pra discussão, como a constante inserção da Europa em conflitos armados ao longo dos séculos, bem como a ideia de que a Europa não produziria equipamentos bélicos, o que se mostrou uma inverdade. Ele questiona se durante o momento atual, nós não estaríamos vivendo um “reavivamento” da lógica conflituosa vivida nos séculos anteriores pela Europa.

O Professor Fernando Maia (IRI/ PUC-Rio), apontou que o ano de 2008 foi um ano de inflexão para a paz no Continente Europeu, e mostrou que três grandes elementos são importantes nesse cenário: a expansão da OTAN, as idas e vindas da aproxiamção entre Rússia e Estados Unidos, fazendo com que a Rússia não se engajasse em uma política sustentável com a América; e terceiro, a OTAN começa a apresentar alguns problemas que lhes são próprios, como a mudança das regiões que os EUA entendiam como prioritárias, deixando a Europa por último nesse cenário. Por isso, todos esses eventos impactaram no entendimento de “autonomia estratégica” europeia.

A professora Andrea Hoffmann (IRI/ PUC-Rio), pontuou que o momento do debate sobre o rearmamento Europeu se dá num contexto no qual há um reordenamento da Ordem Global, com a crise do sistema multilateral, sobretudo nas instiuições que compõem o sistema ONU, como o Conselho de Segurança, por exemplo. Além disso, há o cenário de crises domésticas em muitos países. E isso afeta diversos sistemas multilaterais, a integração regional e a ideia de cooperar dos Estados. Para ela, vivemos um momento de transição, e para além da crise do multilateralismo, existe uma crise democrática, associada a ascenção da extrema-direita em diversos países ao redor do Mundo.

O debate completo está disponível no Canal do Youtube do IRI, para acessar, clique no botão abaixo: