O doutorando Octávio Oliveira, do Instituto de Relações Internacionais (IRI), publicou recentemente, em co-autoria com o professor Renan Holanda Montenegro (UFPE), o capítulo intitulado “Digital Silk Road and Cyberpolitics in Africa: The Ethiopian Case”, no livro “China’s Belt and Road Initiative in Africa: Aid Policies and Economic Development”, pela Palgrave Macmillan.
O capítulo discute o papel da China no processo de desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para ampliar a conectividade nacional no continente africano ao longo da Rota da Seda Digital (Digital Silk Road), tendo foco na transição digital da Etiópia. Desde redes 4G e cabos de fibra óptica até soluções de armazenamento em nuvem, a expansão de empresas chinesas como ZTE e Huawei no caso da Etiópia permite explorar as contradições e possibilidades da presença chinesa em meio às disputas ciberpolíticas do continente. O livro “China’s Belt and Road Initiative in Africa: Aid Policies and Economic Development” fundamenta a análise da Belt and Road Initiative (BRI) em políticas específicas e estudos de caso da África, apresentando uma compreensão detalhada da transformação das políticas de desenvolvimento africanas desde o início da iniciativa.
Octávio Oliveira é doutorando pelo IRI, conduz pesquisa em Economia Política Internacional (EPI); Política Externa Chinesa; Relações Sino-Africanas; Desenvolvimento Econômico; e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Em seu doutorado, sob orientação da professora Ana Garcia, pesquisa os investimentos chineses em TICs ao longo da Rota da Seda Digital na África e os seus efeitos no desenvolvimento econômico local.
Link para a publicação: