[15:02, 11/11/2025] Vitória Cardoso: No dia 6 de novembro, foi realizado o primeiro dia do workshop “Shaping Cooperation for a World in Transition: The Global South and Global Governance Transformation.”
🎙 O primeiro painel, intitulado Global Governance Transformation, abriu as discussões do evento. Os participantes refletiram sobre a importância de incorporar perspectivas diversas na governança global, destacando a necessidade de parcerias econômicas amplas e representativas entre diferentes regiões do mundo. Nesse contexto, discutiu-se a atuação de grandes potências e a persistência de zonas de influência, como a presença militar dos Estados Unidos no Caribe e as tensões envolvendo Venezuela, China e Rússia, que ilustram os desafios contemporâneos à consolidação de uma governança internacional equilibrada e inclusiva.
🎙 O segundo painel, com o tema Global Trade and Inequality, integrou a Semana de Seminário de Graduação, permitindo a participação dos alunos no debate. Os palestrantes discutiram os desafios da governança do comércio global e destacaram que a falta de consenso entre atores centrais como Estados Unidos, União Europeia, China e Índia tem dificultado avanços nas reformas da Organização Mundial do Comércio (OMC).
🎙 O terceiro painel, intitulado Climate and Environment, abordou os mecanismos de governança climática global e suas implicações para a cooperação internacional. Os especialistas analisaram as assimetrias entre países desenvolvidos e em desenvolvimento na transição para economias de baixo carbono, destacando os desafios na implementação de acordos ambientais e a necessidade de financiamento adequado para ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
📲 A gravação completa do workshop está disponível no canal do YouTube do Instituto.
pra subir pro site do IRI que não subimos
[15:03, 11/11/2025] Vitória Cardoso: No dia 7 de novembro, foi realizado o segundo dia do workshop “Shaping Cooperation for a World in Transition: The Global South and Global Governance Transformation”.
🎙 O primeiro painel, intitulado “Panel on global health” abriu as discussões do evento. Os especialistas discutiram a tensão entre abordagens verticais, voltadas para campanhas específicas, como a erradicação da malária, e horizontais, que priorizam o fortalecimento dos sistemas de saúde e a capacidade dos Estados de responder a crises de forma sustentável. Destacou-se também o papel crescente do chamado “filantropo capitalismo” e os modelos de governança baseados em múltiplos atores. Por fim, foram mencionados episódios recentes, como o comportamento atípico de alguns países durante o conselho executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), marcados por discursos agressivos e tensões diplomáticas, especialmente após o anúncio da retirada dos Estados Unidos da organização.
🎙 O segundo painel, intitulado “Panel on migration and human rights”, integrou novamente a Semana de Seminário da Graduação. Nessa segunda parte, os palestrantes destacaram que, ao contrário de outras áreas do direito internacional, a migração ainda carece de um instrumento jurídico único e abrangente, sendo composta por um “quebra-cabeça jurídico” em constante construção. Eles discutiram também os Pactos Globais de 2018, como tentativas de fortalecer a cooperação internacional, ainda que sem caráter vinculante.
🎙 O terceiro painel, intitulado “Panel on digitalization”, encerrou o evento. Uma das questões abordadas nele foi a questão da EU-LAC e suas convergências ou divergências em relação à cyberdiplomacia, na qual buscou-se entender a relação entre a digitalização e a diplomacia e quais os posicionamentos de cada uma das regiões acerca disso. Ademais, considerando o tema do Seminário, foi analisado a ligação entre multilateralismo e digitalização, como pode ser algo fortalecedor ou enfraquecedor.
📲 A gravação completa do workshop está disponível no canal do YouTube do Instituto.