O Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Instituto Latino-Americano para o Multilateralismo (ILAM) realizarão o seminário internacional “Mais 80 anos? O possível futuro da ONU e do multilateralismo diante da extrema direita global. Uma perspectiva latino-americana”, nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, no Auditório 91 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Em 1945, o Brasil e outros 19 países da América Latina e do Caribe estiveram entre os fundadores da ONU, defendendo a igualdade entre as nações e os direitos humanos como base da nova organização. Oito décadas depois, a ONU enfrenta uma grave crise de legitimidade e de recursos, enquanto os princípios do multilateralismo são desafiados pelo avanço de forças autoritárias em todo o mundo.
O seminário propõe um espaço de reflexão e debate sobre como a América Latina e o Caribe podem contribuir para a construção de uma ordem internacional mais justa e adequada aos desafios atuais.
O evento será realizado em português e espanhol.
Confira a programação abaixo e inscreva-se!