Primeiro dia do Seminário de Graduação 2025.2: 1945-2025: Legado Vivido, Legado Abandonado.

Compartilhar

O IRI/PUC-Rio realizou, no dia 5 de novembro, o primeiro dia do Seminário da Graduação 2025.2, com o tema “O Legado da Segunda Guerra Planetária: O que resta dele na atual ordem mundial?”. A cerimônia de abertura foi conduzida pela diretora do Instituto, Isabel Rocha de Siqueira, e pelo coordenador de graduação, Ricardo Oliveira, que destacaram a relevância do tema para a compreensão das dinâmicas do cenário internacional atual e realizaram a entrega dos certificados do Prêmio Gerson Moura aos alunos ganhadores.

Ademais, o professor Carlos Frederico compartilhou relatos sobre a viagem do IRI Global a Brasília, realizada em outubro, e ressaltou o sucesso e a consolidação do projeto, com uma nova viagem nacional em desenvolvimento para meados de 2026. Em sequência, houve uma homenagem ao professor Márcio Scalercio, palestrante da primeira mesa do seminário, pelos seus 30 anos de trajetória na PUC-Rio e 16 anos como docente do Instituto de Relações Internacionais.

O professor Scalercio abriu a semana de seminário com a mesa intitulada “1945-2025: Legado Vivo, Legado Abandonado: as gerações não são consumidas pelo tempo, são devastadas pelo seu esquecimento”. Em sua fala, refletiu sobre a importância de se preservar o legado dos horrores da guerra como forma de evitar que se repitam, pois, apesar dos avanços conquistados após a Segunda Guerra Mundial, muitos deles têm sido esquecidos, o que revela uma tendência preocupante de negligenciar o aprendizado histórico.

Scalercio também ressaltou a importância de que os acadêmicos de Relações Internacionais escrevam e dialoguem não apenas entre si, mas com a sociedade, de modo a levar o conhecimento para além do ambiente acadêmico e impedir que esse esquecimento histórico se alastre.

📲 A gravação do primeiro dia do seminário está disponível no YouTube do Instituto.

Tags

Seminário