Professora Andrea Hoffman, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio), participou de mesa-redonda realizada na sede da Casa Amèrica Catalunya

Compartilhar

A professora Andrea Hoffman, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio), participou, no dia 16 de setembro, de uma mesa-redonda realizada na sede da Casa Amèrica Catalunya, em Barcelona. O debate teve como foco o futuro das relações entre a União Europeia e a América Latina e Caribe (UE–ALC), em preparação para a próxima Cúpula UE–CELAC, prevista para 2025.

O evento discutiu os principais desafios políticos, sociais e econômicos que marcam essa parceria inter-regional, ao mesmo tempo em que explorou oportunidades para o fortalecimento da cooperação entre os blocos.

A iniciativa foi promovida pela EU–Latin America Academic Synergies (EULAS), uma Rede Jean Monnet dedicada à promoção da pesquisa, inovação e colaboração entre a Europa, a América Latina e o Caribe. A rede tem como missão aprofundar o entendimento sobre a integração europeia e ampliar a projeção externa da União Europeia por meio da produção e disseminação de conhecimento.

A PUC-Rio é uma das instituições parceiras da EULAS, reafirmando seu compromisso com a reflexão acadêmica e o diálogo internacional sobre os vínculos entre Europa e América Latina.