No dia 10 de novembro, foi realizado o quarto dia do Seminário de Graduação do IRI/PUC-Rio, cuja mesa teve como tema “Multilateralismo e Direitos Humanos”. O debate contou com a participação da professora Andreia Hoffmann (IRI/PUC-Rio), de Eduarda Passarell Hamann (ECEME/REBRAPAZ) e do professor Renato Lessa (JUR/PUC-Rio), sob mediação do coordenador do curso de Relações Internacionais, Ricardo Oliveira.
A discussão explorou a estrutura e o funcionamento do Conselho de Segurança da ONU, com destaque para o uso do poder de veto e as possibilidades de reforma institucional diante dos desafios do cenário internacional contemporâneo. Os palestrantes enfatizaram que o multilateralismo vive um momento de crise, em meio à ascensão e internacionalização da extrema direita, que recupera valores e discursos semelhantes aos que antecederam a criação da ONU há 80 anos, após os horrores da Segunda Guerra Mundial, do nazismo e do fascismo.
Por fim, ressaltou-se o papel da juventude na construção de respostas a esse contexto, destacando a urgência de superar a inação e de atuar ativamente na defesa dos princípios democráticos e dos direitos humanos.
📲 A gravação do penúltimo dia do seminário está disponível no YouTube do Instituto.