Semana de Acolhimento e Integração: Para Entender o BRICS+

Compartilhar

No dia 18 de agosto, iniciou-se a Semana de Acolhimento e Integração da PUC-Rio. A primeira atividade organizada pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio foi o debate “Para Entender o BRICS+”, que contou com a participação da diretora do BRICS Policy Center/PUC-Rio, Marta Fernández, e da pesquisadora Tainah Pereira (PEPI/UFRJ).

A diretora do BPC/PUC-Rio destacou o papel do BRICS Policy Center como um think tank de referência, explicando as pesquisas desenvolvidas pela instituição, sua visibilidade na mídia por meio de especialistas frequentemente consultados pela imprensa, e a realização de palestras e eventos que ampliam o debate público.

A doutoranda Tainah Pereira apresentou um panorama sobre a origem do BRICS, que surgiu como acrônimo de Brasil, Rússia, Índia e China, sendo ampliado em 2011 com a entrada da África do Sul. Ela ressaltou temas centrais da agenda do grupo, como finanças, segurança e people-to-people exchanges, além da recente expansão após a cúpula de Joanesburgo, que incorporou cinco novos membros. Tainah também destacou os desafios da cooperação intra-BRICS, as pressões externas — sobretudo dos Estados Unidos — e a ausência de países latino-americanos no bloco.