Between soldiers and cops: the transnational boundary work of militarization in Mexico 

Compartilhar

A Professora do IRI/PUC-Rio Victoria Santos, em co-autoria com o Pesquisador Visitante da University of Wisconsin-Milwaukee Ned Littlefield, escreveu o artigo “Between soldiers and cops: the transnational boundary work of militarization in Mexico” para a Revista International Affairs. 

No artigo, os autores investigam como democracias justificam o uso militar no policiamento doméstico, focando nas reconfigurações da fronteira entre polícia e forças armadas na América Latina. Eles demonstram como lógicas transnacionais de segurança influenciam essa militarização, analisando o caso do México e sua cooperação em segurança com os EUA entre 1983 e 2024.

O artigo faz parte da seção especial “Boundary work and the (un)making of global cooperation”, cujos editores convidados foram Maren Hofius e Matthias Kranke. Os artigos da seção investigam o papel de diferentes tipos e práticas de “trabalho de fronteira” na política global, e em particular seus efeitos sobre as possibilidades de cooperação. As pesquisas que conduziram a este artigo contaram com o apoio do CNPq e da FAPERJ.

Tags

DemocraciaSegurançaViolência