“The Body Politic”, capítulo do livro “Thinking World Politics Otherwise”, da pesquisadora do IRI Amanda Álvares Ferreira

Compartilhar

A pesquisadora Amanda Álvares Ferreira, pós-doutoranda no IRI (FAPERJ), publicou o capítulo “The Body Politic”, no livro “Thinking World Politics Otherwise” (Oxford University Press). O capítulo analisa o conceito de corpo político através de uma perspectiva queer, demonstrando como as Relações Internacionais perpetuam uma retórica de uniformidade estatal que depende da alterização de corpos dissidentes em termos de gênero e raça. Examina-se especificamente o contexto brasileiro, onde o medo da ruptura do corpo político é mobilizado para justificar violências contra identidades não-normativas. Propondo uma introdução diversa aos estudos das Relações Internacionais, o livro “Thinking World Politics Otherwise” é um manual que tensiona as abordagens tradicionais: não se organiza em torno de escolas teóricas como realismo ou liberalismo, mas sim aborda conceitos-chave que as autoras utilizam para explorar a política mundial de maneira crítica.

Amanda Álvares Ferreira conduz pesquisas sobre teorias queer e cuir, bem como sobre as obras de Foucault e Bataille nas Relações Internacionais. Em seu pós-doutoramento, sob orientação da professora Marta Fernandez, pesquisa violência política e violência de Estado contra minorias de gênero e raça no Brasil.

Tags

DemocraciaGênero