Extensão
“A extensão universitária, parte integrante do processo de formação do aluno, busca incentivar e reconhecer a autonomia do estudante na interação com a sociedade, com os contextos locais, com os saberes e fazeres populares, para a problematização da realidade e para a busca de soluções em conjunto com a sociedade.”
Resolução 05/2022 da Reitoria da PUC-Rio de 15 de dezembro de 2022. Art. 2º, Parágrafo Único. Homologa a decisão do Conselho de Ensino e Pesquisa que estabelece as diretrizes para a curricularização da extensão nos cursos de graduação da PUC-Rio.
Para o Instituto de Relações Internacionais, em linha com a Constituição brasileira de 1988, pesquisa, ensino e extensão devem ser entendidos como indissociáveis. O conhecimento acerca das questões “globais” pode e deve ser produzido em conjunto com a sociedade, desde a construção dos problemas até a busca por soluções e em conexão com os contextos locais.
Assim, a extensão universitária se expressa em uma ampla gama de atividades desenvolvidas pelo Instituto de Relações Internacionais, entrelaçando-se com suas práticas de ensino e pesquisa. Na graduação em Relações Internacionais, isso se reflete no percurso adotado para a curricularização da extensão. Todos os alunos de graduação do IRI atravessam um Ciclo de Formação Extensionista. Tal ciclo tem por objetivo a construção de capacidades sólidas para a pesquisa científica será conjugada a uma formação cidadã fundada no compromisso social, na reflexão ética e na interação dialógica com a sociedade. Assim, estudantes são preparados para a produção de conhecimento, especialmente em colaboração com atores de diferentes setores da sociedade, e com vistas à incidência em questões de política pública internacional.
O documento abaixo situa as práticas de extensão do IRI/PUC-Rio dentro do contexto mais amplo da curricularização da extensão no Brasil e na PUC-Rio. Em seguida, é apresentado o lugar da extensão em nossa grade curricular, bem como a relação entre nossas práticas e a agenda global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Projetos ligados a disciplinas extensionistas:
Desenvolvido no período 2024.2 e 2025.1
A partir de uma colaboração entre o Instituto de Relações Internacionais, o Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio, o Instituto PerifaLab, o programa Jovens Negociadores do Clima (JNC), e Plataforma Socioambiental, são realizadas oficinas sobre a produção de conteúdo com incidência em políticas públicas internacionais do campo climático, em preparação para as discussões da Reunião do G20 no Rio em 2024 e da COP 30 em Belém do Pará em 2025.
Nas oficinas, parceiros da sociedade civil e lideranças periféricas ligadas ao Instituto PerifaLab e ao JNC ofereceram mentoria a estudantes de graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio das disciplinas IRI1517 Metodologia e Práticas de Pesquisa e Extensão I e IRI1518 Metodologia e Práticas de Pesquisa e Extensão II. Os parceiros externos também tiveram a oportunidade de se capacitar na produção de podcasts, em workshop oferecido via Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio.
A partir desta mentoria, foram produzidos dois materiais (acessíveis abaixo) sobre a agenda climática global e suas intersecções com realidades do Sul Global, e especialmente do Brasil, com atenção aos impactos de eventos ambientais extremos sobre comunidades vulneráveis e à importância de incluir diferentes setores da sociedade na tomada de decisões nessa agenda.
O projeto contou com o apoio do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu) da PUC-Rio, por meio do Edital para apoio à Extensão Universitária em contextos de vulnerabilidade – 2024.
Confira abaixo um dos materiais produzidos em 2024.2:
Desenvolvido no período 2024.2
Em novembro de 2024, foi realizado no Armazém Utopia o U20 Summit, uma iniciativa de diplomacia de cidades, congregando 38 cidades dos países membros do G20 com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações aos líderes do G20 nas pautas de economia, clima e desenvolvimento sustentável urbano.
Os estudantes da disciplina IRI1516 Ética e Práticas de Pesquisa e Extensão, participaram principalmente da mesa “Inclusive Urban Strategies: Bridging Research and Community Action”, organizada pelo professor da disciplina em parceria com o Southern Centre for Inequality Studies (África do Sul) e o Instituto Papo Reto. A discussão focou em formas de conectar pesquisa acadêmica e ação comunitária, propondo soluções inclusivas para os desafios urbanos contemporâneos. A partir do encontro, os estudantes onde interagiram com lideranças locais e internacionais e produziram conteúdos de comunicação com incidência em diferentes formatos. Além disso, de forma mais ampla, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio marcou presença no evento com a participação ativa de seus alunos, que tiveram a oportunidade de se envolver nas discussões e interagir com lideranças internacionais.
Desenvolvido no período 2024.1
Em 2024, a presidência brasileira do G20 ofereceu uma oportunidade única para que estudantes de graduação do IRI/PUC-Rio desenvolvessem capacidades de pesquisa dentro de um ethos extensionista e participativo, produzindo conhecimento sobre elementos da agenda do G20 que atravessam contextos e necessidades locais. Tal conhecimento foi produzido em diálogo com perspectivas de diferentes pesquisadores e representantes da sociedade civil, e tornado acessível para diversos setores da sociedade.
O projeto foi implementado como parte da disciplina IRI1517 Metodologias e práticas de pesquisa e extensão. Ao longo do semestre, os estudantes produziram uma série de “Cartilhas para entender o G20”. As publicações se voltavam para temas que vinham sendo explorados em Policy Briefs produzidos sob a coordenação de pesquisadores do BRICS Policy Center para o T20 Brasil.
A produção e validação das cartilhas contou com contribuições de diversos parceiros como Beatriz Mattos e Vinícius Lopes (Plataforma Cipó); Fayga Moreira (Observatório da Diversidade Cultural); Thallita Lima (CESeC); Luciano Ramos (Instituto Promundo); Luísa Cruz Lobato (IRI/PUC-Rio e Laboratório de Humanidades Digitais); Raquel Santos (IRI/PUC-Rio); e Maria Beatriz Mello (Plataforma Socioambiental e IRI/PUC-Rio).
As quatro cartilhas estão disponíveis no site do BPC:
Cartilha 1. Desigualdade digital |
Cartilha 2. Economia do cuidado |
Cartilha 3. Infraestrutura sustentável |
Cartilha 4. Justiça climática |
Desenvolvido no período 2024.1
No primeiro semestre de 2024, os alunos da disciplina “Ética e Prática de Pesquisa em Relações Internacionais” do IRI/PUC-Rio participaram de um encontro com a ONG ACT Promoção de Saúde. Recebidos por Mariana Pinho, Coordenadora do Projeto Controle do Tabaco, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a implementação de tratados internacionais como políticas públicas, explorando as estratégias de articulação para a Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da OMS. A partir da visita, e em colaboração com a ACT Promoção da Saúde, os estudantes produziram relatórios destacando a importância do controle do tabaco e das políticas de saúde pública, bem como as interconexões entre o global e o local que moldam essas políticas.
Desenvolvida nos períodos 2023.1 e 2023.2
A atividade “Diálogos sobre o campo” foi desenvolvida, em 2023, no âmbito da disciplina IRI1516 Ética e Práticas de Pesquisa e Extensão. A atividade se insere no marco da extensão universitária, em que o IRI/PUC-Rio busca uma maior interação com a sociedade visando não apenas fomentar processos colaborativos de construção de conhecimento, mas também uma sensibilização do/a internacionalista em formação acerca do papel da universidade na transformação da sociedade. Em 2023.1 e 2023.2, a atividade contou com a presença de parceiras externas que encontram-se, de formas distintas, na intersecção entre pesquisa, ativismo e formulação/implementação de políticas públicas.
A atividade consistiu em um intercâmbio com parceiros da sociedade civil, ligados a organizações como: REBRIP (Rede Brasileira pela Integração dos Povos), Instituto PACS (Políticas Alternativas para o Cone Sul), ABIA (Associação Interdisciplinar de AIDS), a organização Todos pela Educação, o Min. Desenvolvimento Agrário, a GRAIN, e a Terra de Direitos. A partir de diálogos com os convidados, os estudantes produziram relatórios reflexivos acerca do lugar da universidade na transformação social.
Outros projetos:
Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da PUC-Rio

A rede de Cátedras Sérgio Vieira de Mello é fruto de uma parceria entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Instituições de Ensino Superior brasileiras. Hoje são mais de quarenta Cátedras no país, tendo como objetivo promover o direito internacional dos refugiados no contexto de proteção internacional por parte do Brasil.
Na PUC-Rio, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da PUC-Rio tem desenvolvido atividades de pesquisa, ensino e extensão, incorporando acadêmicos, estudantes de graduação e de pós-graduação de seis áreas: Serviço Social, Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Letras, Arquitetura e Urbanismo. No âmbito do ensino, promovesse a formação e a capacitação de professores e alunos sobre o assunto, oferecendo cursos interdisciplinares e interdepartamentais na graduação e na pós-graduação sobre refúgio e populações refugiadas. Em relação à pesquisa, a Cátedra sensibiliza a sociedade sobre a questão do refúgio e a situação de solicitantes de refúgio e refugiados por meio da produção de conhecimento científico.
Por fim, no campo da extensão, a Cátedra colabora com parceiros locais e internacionais (como agências intergovernamentais, organizações da sociedade civil e atores governamentais) para a construção de soluções para os desafios encontrados por tais grupos. Um exemplo é a colaboração com o Rota de Direitos – uma iniciativa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro que promove a cidadania para imigrantes, refugiados e apátridas.
Democratizando a Defesa

Democratizando a Defesa é um projeto de divulgação científica e extensão interinstitucional entre o Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA/PUC-Rio), o Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD/UFRJ), o Observatório Brasileiro de Defesa e Forças Armadas (UNIFESP) e o projeto “Forças Armadas, Defesa e Democracia na América do Sul” (UFRRJ) que visa promover discussões sobre as relações civil-militares em contextos democráticos e fomentar a participação social nas questões de Defesa do Brasil.
A partir do projeto, está sendo produzida uma websérie que discute o lugar dos atores militares em um contexto democrático como o brasileiro. O primeiro episódio pode ser acessado no canal do NEDEFA/PUC-Rio:
Circuito cultural: olhar sobre a cidade
O Circuito Cultural é uma atividade aberta e voluntária, realizada periodicamente. Trata-se de um percurso a pé por áreas históricas da cidade, em particular, o Centro e a Gamboa, durante o qual se desenvolve a análise estética de edifícios, monumentos e logradouros históricos, mediante a contextualização sócio-político-econômica, doméstica e internacional, do momento de sua construção.
A atividade tem origem em três disciplinas optativas do curso de Relações Internacionais: Arquitetura e Poder nas RI, Arte e Literatura nas RI e Monumento, Patrimônio Histórico e Memória. Trata-se de aplicar conhecimentos de sala de aula, mediante a observação in loco, durante uma caminhada ao longo de percurso com paradas pré-estabelecidas em locais nos quais é possível perceber a transição de estilos ou a tentativa de apagamento do passado. A atividade é aberta, sendo frequente a participação de familiares e amigos dos alunos da PUC-Rio, bem como de alunos de outras instituições.