Extensão

“A extensão universitária, parte integrante do processo de formação do aluno, busca incentivar e reconhecer a autonomia do estudante na interação com a sociedade, com os contextos locais, com os saberes e fazeres populares, para a problematização da realidade e para a busca de soluções em conjunto com a sociedade.”

Resolução 05/2022 da Reitoria da PUC-Rio de 15 de dezembro de 2022. Art. 2º, Parágrafo Único. Homologa a decisão do Conselho de Ensino e Pesquisa que estabelece as diretrizes para a curricularização da extensão nos cursos de graduação da PUC-Rio.

Para o Instituto de Relações Internacionais, em linha com a Constituição brasileira de 1988, pesquisa, ensino e extensão devem ser entendidos como indissociáveis. O conhecimento acerca das questões “globais” pode e deve ser produzido em conjunto com a sociedade, desde a construção dos problemas até a busca por soluções e em conexão com os contextos locais.

Assim, a extensão universitária se expressa em uma ampla gama de atividades desenvolvidas pelo Instituto de Relações Internacionais, entrelaçando-se com suas práticas de ensino e pesquisa. Na graduação em Relações Internacionais, isso se reflete no percurso adotado para a curricularização da extensão. Todos os alunos de graduação do IRI atravessam um Ciclo de Formação Extensionista. Tal ciclo tem por objetivo a construção de capacidades sólidas para a pesquisa científica será conjugada a uma formação cidadã fundada no compromisso social, na reflexão ética e na interação dialógica com a sociedade. Assim, estudantes são preparados para a produção de conhecimento, especialmente em colaboração com atores de diferentes setores da sociedade, e com vistas à incidência em questões de política pública internacional.

O documento abaixo situa as práticas de extensão do IRI/PUC-Rio dentro do contexto mais amplo da curricularização da extensão no Brasil e na PUC-Rio. Em seguida, é apresentado o lugar da extensão em nossa grade curricular, bem como a relação entre nossas práticas e a agenda global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Projetos ligados a disciplinas extensionistas:

Desenvolvido no período 2024.2 e 2025.1

A partir de uma colaboração entre o Instituto de Relações Internacionais, o Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio, o Instituto PerifaLab, o programa Jovens Negociadores do Clima (JNC), e Plataforma Socioambiental, são realizadas oficinas sobre a produção de conteúdo com incidência em políticas públicas internacionais do campo climático, em preparação para as discussões da Reunião do G20 no Rio em 2024 e da COP 30 em Belém do Pará em 2025.

Nas oficinas, parceiros da sociedade civil e lideranças periféricas ligadas ao Instituto PerifaLab e ao JNC ofereceram mentoria a estudantes de graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio das disciplinas IRI1517 Metodologia e Práticas de Pesquisa e Extensão I e IRI1518 Metodologia e Práticas de Pesquisa e Extensão II. Os parceiros externos também tiveram a oportunidade de se capacitar na produção de podcasts, em workshop oferecido via Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio.

A partir desta mentoria, foram produzidos dois materiais (acessíveis abaixo) sobre a agenda climática global e suas intersecções com realidades do Sul Global, e especialmente do Brasil, com atenção aos impactos de eventos ambientais extremos sobre comunidades vulneráveis e à importância de incluir diferentes setores da sociedade na tomada de decisões nessa agenda.

O projeto contou com o apoio do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu) da PUC-Rio, por meio do Edital para apoio à Extensão Universitária em contextos de vulnerabilidade – 2024.

Confira abaixo um dos materiais produzidos em 2024.2:

Desenvolvido no período 2024.2

Em novembro de 2024, foi realizado no Armazém Utopia o U20 Summit, uma iniciativa de diplomacia de cidades, congregando 38 cidades dos países membros do G20 com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações aos líderes do G20 nas pautas de economia, clima e desenvolvimento sustentável urbano.

Os estudantes da disciplina IRI1516 Ética e Práticas de Pesquisa e Extensão, participaram principalmente da mesa “Inclusive Urban Strategies: Bridging Research and Community Action”, organizada pelo professor da disciplina em parceria com o Southern Centre for Inequality Studies (África do Sul) e o Instituto Papo Reto. A discussão focou em formas de conectar pesquisa acadêmica e ação comunitária, propondo soluções inclusivas para os desafios urbanos contemporâneos. A partir do encontro, os estudantes onde interagiram com lideranças locais e internacionais e produziram conteúdos de comunicação com incidência em diferentes formatos. Além disso, de forma mais ampla, o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio marcou presença no evento com a participação ativa de seus alunos, que tiveram a oportunidade de se envolver nas discussões e interagir com lideranças internacionais.

Desenvolvido no período 2024.1

Em 2024, a presidência brasileira do G20 ofereceu uma oportunidade única para que estudantes de graduação do IRI/PUC-Rio desenvolvessem capacidades de pesquisa dentro de um ethos extensionista e participativo, produzindo conhecimento sobre elementos da agenda do G20 que atravessam contextos e necessidades locais. Tal conhecimento foi produzido em diálogo com perspectivas de diferentes pesquisadores e representantes da sociedade civil, e tornado acessível para diversos setores da sociedade.

O projeto foi implementado como parte da disciplina IRI1517 Metodologias e práticas de pesquisa e extensão. Ao longo do semestre, os estudantes produziram uma série de “Cartilhas para entender o G20”. As publicações se voltavam para temas que vinham sendo explorados em Policy Briefs produzidos sob a coordenação de pesquisadores do BRICS Policy Center para o T20 Brasil.

A produção e validação das cartilhas contou com contribuições de diversos parceiros como Beatriz Mattos e Vinícius Lopes (Plataforma Cipó); Fayga Moreira (Observatório da Diversidade Cultural); Thallita Lima (CESeC); Luciano Ramos (Instituto Promundo); Luísa Cruz Lobato (IRI/PUC-Rio e Laboratório de Humanidades Digitais); Raquel Santos (IRI/PUC-Rio); e Maria Beatriz Mello (Plataforma Socioambiental e IRI/PUC-Rio).

As quatro cartilhas estão disponíveis no site do BPC:

Cartilha 1. Desigualdade digital 
Cartilha 2. Economia do cuidado 
Cartilha 3. Infraestrutura sustentável 
Cartilha 4. Justiça climática 

Desenvolvido no período 2024.1

No primeiro semestre de 2024, os alunos da disciplina “Ética e Prática de Pesquisa em Relações Internacionais” do IRI/PUC-Rio participaram de um encontro com a ONG ACT Promoção de Saúde. Recebidos por Mariana Pinho, Coordenadora do Projeto Controle do Tabaco, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a implementação de tratados internacionais como políticas públicas, explorando as estratégias de articulação para a Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da OMS. A partir da visita, e em colaboração com a ACT Promoção da Saúde, os estudantes produziram relatórios destacando a importância do controle do tabaco e das políticas de saúde pública, bem como as interconexões entre o global e o local que moldam essas políticas.

Desenvolvida nos períodos 2023.1 e 2023.2

A atividade “Diálogos sobre o campo” foi desenvolvida, em 2023, no âmbito da disciplina IRI1516 Ética e Práticas de Pesquisa e Extensão. A atividade se insere no marco da extensão universitária, em que o IRI/PUC-Rio busca uma maior interação com a sociedade visando não apenas fomentar processos colaborativos de construção de conhecimento, mas também uma sensibilização do/a internacionalista em formação acerca do papel da universidade na transformação da sociedade. Em 2023.1 e 2023.2, a atividade contou com a presença de parceiras externas que encontram-se, de formas distintas, na intersecção entre pesquisa, ativismo e formulação/implementação de políticas públicas.

A atividade consistiu em um intercâmbio com parceiros da sociedade civil, ligados a organizações como: REBRIP (Rede Brasileira pela Integração dos Povos), Instituto PACS (Políticas Alternativas para o Cone Sul), ABIA (Associação Interdisciplinar de AIDS), a organização Todos pela Educação, o Min. Desenvolvimento Agrário, a GRAIN, e a Terra de Direitos. A partir de diálogos com os convidados, os estudantes produziram relatórios reflexivos acerca do lugar da universidade na transformação social.

Outros projetos:

Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da PUC-Rio

A rede de Cátedras Sérgio Vieira de Mello é fruto de uma parceria entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e Instituições de Ensino Superior brasileiras. Hoje são mais de quarenta Cátedras no país, tendo como objetivo promover o direito internacional dos refugiados no contexto de proteção internacional por parte do Brasil. 

Na PUC-Rio, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da PUC-Rio tem desenvolvido atividades de pesquisa, ensino e extensão, incorporando acadêmicos, estudantes de graduação e de pós-graduação de seis áreas: Serviço Social, Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Letras, Arquitetura e Urbanismo. No âmbito do ensino, promovesse a formação e a capacitação de professores e alunos sobre o assunto, oferecendo cursos interdisciplinares e interdepartamentais na graduação e na pós-graduação sobre refúgio e populações refugiadas. Em relação à pesquisa, a Cátedra sensibiliza a sociedade sobre a questão do refúgio e a situação de solicitantes de refúgio e refugiados por meio da produção de conhecimento científico. 

Por fim, no campo da extensão, a Cátedra colabora com parceiros locais e internacionais (como agências intergovernamentais, organizações da sociedade civil e atores governamentais) para a construção de soluções para os desafios encontrados por tais grupos. Um exemplo é a colaboração com o Rota de Direitos – uma iniciativa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro que promove a cidadania para imigrantes, refugiados e apátridas. 

Democratizando a Defesa

Democratizando a Defesa é um projeto de divulgação científica e extensão interinstitucional entre o Núcleo Democracia e Forças Armadas (NEDEFA/PUC-Rio), o Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD/UFRJ), o Observatório Brasileiro de Defesa e Forças Armadas (UNIFESP) e o projeto “Forças Armadas, Defesa e Democracia na América do Sul” (UFRRJ) que visa promover discussões sobre as relações civil-militares em contextos democráticos e fomentar a participação social nas questões de Defesa do Brasil. 

A partir do projeto, está sendo produzida uma websérie que discute o lugar dos atores militares em um contexto democrático como o brasileiro. O primeiro episódio pode ser acessado no canal do NEDEFA/PUC-Rio:

Circuito cultural: olhar sobre a cidade

O Circuito Cultural é uma atividade aberta e voluntária, realizada periodicamente. Trata-se de um percurso a pé por áreas históricas da cidade, em particular, o Centro e a Gamboa, durante o qual se desenvolve a análise estética de edifícios, monumentos e logradouros históricos, mediante a contextualização sócio-político-econômica, doméstica e internacional, do momento de sua construção.

A atividade tem origem em três disciplinas optativas do curso de Relações Internacionais: Arquitetura e Poder nas RI, Arte e Literatura nas RI e Monumento, Patrimônio Histórico e Memória. Trata-se de aplicar conhecimentos de sala de aula, mediante a observação in loco, durante uma caminhada ao longo de percurso com paradas pré-estabelecidas em locais nos quais é possível perceber a transição de estilos ou a tentativa de apagamento do passado. A atividade é aberta, sendo frequente a participação de familiares e amigos dos alunos da PUC-Rio, bem como de alunos de outras instituições. 

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Conflict Transformation across Borders

A PUC-Rio, através do Instituto de Relações Internacionais e de sua Unidade do Sul Global para Mediação (GSUM), convida para o Programa...

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