Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui especialização em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; mestrado em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e doutorado em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília. Foi professor assistente no Instituto Rio Branco; professor adjunto no Instituto de Estudos Superiores de Brasília; e professor visitante na Universidad de Chile.
É diplomata de carreira no Ministério das Relações Exteriores, com lotações na Secretaria de África e Oriente Médio (2013-2017), nas embaixadas do Brasil nos Países Baixos (2018-2021) e no Chile (2021-2024) e na Secretaria de América Latina e Caribe (2024 até o presente momento). Foi representante alterno do Brasil na CEPAL, no Tribunal Penal Internacional e na Corte Internacional de Justiça. Integrou delegações em atividades, entre outros, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, BRICS, Mercosul e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.
Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desempenhando a função de Coordenador de Estudos em Comércio Internacional. Foi também Coordenador do Grupo de Estudos de Conjuntura do Instituto. É Mestre e Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi Economista-chefe da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), de 1999 a 2011. Possui diversos trabalhos publicados nas áreas de comércio exterior e economia internacional.
Doutora e mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fez doutorado-sanduíche na Goldsmiths, University of London, entre 2021 e 2022. Vencedora do prêmio de melhor dissertação de 2011 pela Associação Brasileira de Relações Internacionais, que resultou no livro “Imigração na União Europeia: uma leitura crítica a partir do nexo entre securitização, cidadania e identidade transnacional” (EDUEPB, 2014). Como bolsista da German Chancellor Fellowship, da Fundação Alexander von Humboldt, fez pesquisa sobre narrativas da imigração turca em Berlim em 2014 e 2015. É pesquisadora do Observatório de Migrações e Direitos Humanos (OMDH), grupo interdisciplinar vinculado à Cátedra Sérgio Vieira de Mello PUC-Rio (CSVM) e certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq desde outubro de 2021. Possui graduação em Comunicação Social pela PUC-Rio, com habilitação em Jornalismo (2002), e trabalhou como repórter e editora assistente do jornal O Globo por 12 anos. É autora da dramaturgia “Pra onde quer que eu vá será exílio” (Cobogó, 2021), obra de ficção a partir de sua pesquisa sobre a representação de refugiados. Seus principais interesses de pesquisa são migrações internacionais e refúgio, teoria política internacional, política da estética e narrativas.
Doutora em Ciência Política (IESP/UERJ) com com período “sanduíche” (financiado pelo Programa CAPES PRINT) no Instituto Universitario de Investigación de Estudios de las Mujeres y de Género da Universidad de Granada (2021/2022). Mestra em Sociologia (IESP/UERJ) e Bacharela em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como pesquisadora no Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) da Escola de Ciência Política da UNIRIO e no Laboratório de Análise de Política Mundial (LABMUNDO- Antena Rio) ligado ao IESP/UERJ. Foi Editora Executiva do Boletim Conjuntura da Plataforma de Pesquisa Latitude Sul (2017) e compõe corpo editorial da referida publicação. Desenvolve pesquisas na agenda de gênero com enfoque em migrações, política externa e cooperação internacional para o desenvolvimento.
Realiza pós-doutorado no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (bolsa Faperj nota 10) e realizou estudos pósdoutorais na Duke University em 2023.1 (bolsa PDE CNPq) sob a supervisão de Walter Mignolo. É doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com um ano acadêmico como pesquisador visitante (bolsa doutorado sanduíche da CAPES) na Duke University, sob a co-orientação de Walter Mignolo. Com esse professor, Fábio Bussmann desenvolve pesquisa continuada sobre decolonialidade e política internacional, da qual já resultou um artigo em co-autoria com Mignolo publicado no periódico Theory, Culture Society. Possui mestrado em Relações Internacionais pelo Programa de PósGraduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011).
Pesquisadora de Pós-Doutorado no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio), com bolsa concedida pela FAPERJ. Doutora em Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio). Mestre em Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio). Bacharel em Relações Internacionais (Ibmec Rio de Janeiro). Editora na Revista Cadernos de Relações Internacionais. Recebeu o prêmio de inclusão e transformação da seção de teoria feminista e estudos de gênero (FTGS) da Internacional Studies Association (ISA). Áreas de interesse: teorias críticas de Relações Internacionais; teoria política; teorias feministas contemporâneas; teorias cuir e queer; estudos de gênero e de sexualidade; pós-colonialismo e decolonialidade.
Formada em Administração de empresas pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA) e pós-graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Estácio de Sá. Possui mais de 4 anos de experiência em funções administrativas. Atualmente é Assistente de Eventos do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.
Jornalista graduada pela PUC-Rio e pós-graduanda em Marketing e Design na ESPM. Possui experiência em gerenciamento de redes sociais e marketing.
Mestrando em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador do Ciclo 2 do Grupo de Estudos em Direito Internacional Crítico/UFU (2022-2023). Assistente de Pesquisa no Laboratório de Metodologia no IRI/PUC-Rio. Tem interesse nos seguintes temas: Arte e Estética, Direito Internacional Humanitário, Estudos Críticos de Segurança e Teoria das Relações Internacionais.