No dia 27 de outubro, sexta-feira, das 14h às 16h, no Auditório do IRI*, será realizada a mesa-redonda “A experiência do refúgio sob o olhar feminino” onde será exibido o minidocumentário “A Mulher em Travessia“, que percorre o universo de mulheres em situação de refúgio de diferentes nacionalidades em sua acolhida no Rio de Janeiro.
Após a exibição, haverá uma conversa sobre o impacto de questões de gênero na experiência do refúgio.
Participarão do evento:
Emanuela Pinheiro – autora do curta “A mulher em travessia”, Pós-Graduanda em Sociologia Urbana (Uerj), produtora audiovisual e empreendedora no negócio social Mulheres do Sul Global, que empodera mulheres refugiadas com talento em costura.
Catalina Revollo Pardo – migrante colombiana ativista e acadêmica do movimento de imigrantes no Brasil. Pós-doutoranda e professora do programa em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nelly Camacho – trabalhou por mais de 20 como professora na Colômbia e chegou ao Brasil em 2012. Foi recepcionista bilíngue no Aeroporto Santos Dumont e, atualmente, produz e vende artesanato e comida colombiana em feiras e eventos. No evento de sexta, Nelly Camacho irá vender suas famosas empanadas.
A mesa-redonda faz parte do projeto piloto para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da ACNUR na PUC-Rio. Acesse aqui a página do projeto.
*Auditório do IRI 2: Rua Marquês de São Vicente, 232 – Loja A